Entrevista sobre os 40 anos da RCC

Esta entrevista foi dada em 21 fev 2007 a Comunidade Dei Verbum; www.deiverbum.com.br

Como um ícone Igreja no Brasil como você se sente neste momento de Festa da Igreja?

Eu me sinto muito feliz com os 40 anos da RCC no Brasil e no mundo; porque de fato é um renovar do Pentecostes

na vida da Igreja. Nesses tempos tristes de tantas heresias, seitas, relativismo religioso e moral, desrespeito e desobediência ao Papa e à Igreja, a RCC veio como um antídoto a tudo que atrapalha a verdadeira evangelização. A triste Teologia da Libertação lançou a Igreja na América em uma politização perigosa, falsificou o Evangelho de Cristo e quase eliminou o Sagrado e o verdadeiro catolicismo; mas Deus nos socorreu com a RCC ,entre outros bons movimentos. Alegro-me porque estou na RCC desde 1974 e nunca me arrependi. Ela está resgatando o verdadeiro catolicismo: amor a Igreja, amor e obediência ao Papa e aos Bispos, amor á oração, à adoração do Santíssimo, o amor a Maria e a oração do Rosário, a meditação da Palavra de Deus, a vida sacramental madura, a fuga do pecado, a busca da santidade.

Como a Igreja, seus presbíteros e seus bispos veêm esse momento?

A RCC soube mostrar aos bispos e presbiteros que ela é séria e veio mesmo do Espirito Santo, e, portanto para ficar e para renovar a Igreja. Os bispos e presbiteros de boa vontade viram e veêm os seus frutos de conversão e de salvação e não podem negar isto. A CNBB através do doc. 53 aprovou tranquilamente a RCC no Brasil, o que todos os Papas já fizeram várias vezes para o mundo todo ao receberem os líderes mundiais da RCC muitas vezes. Bento XVI ama a RCC; ele disse isso.  

Como a RCC no Brasil deveria comemorar o seu jubileu dos 40 anos?

Para mim o maior fruto pastoral da RCC no Brasil e no mundo foram os Grupos de Oração, a fonte de maior resgate do povo católico enganado pelas seitas e pelo protestantismo; além de ser uma fonte de conversão, formação, santificação do nosso povo. Então, eu penso que a celebração dos 40 anos da RCC deveria ser no sentido de fomentar o nascimento e o crescimento dos Grupos de Oração: para homens, mulheres, crianças, jovens, etc… nas escolas, nas fábricas, nas ruas, nos jardins, nas praias, nas universidades, nos aeroportos, nos portos, nas rodovias, nas rodoviárias, nos shoppings… enfim, onde houver gente. É a melhor forma de anular o triste efeito das seitas que levam tantos batizados na Igreja.

Diga para os internautas O que é Celebrar Pentecostes?

É deixar que o Espírito Santo tome conta e dirija a sua vida para ela não ser uma vida medíocre e sem sentido.

É renunciar a todo pecado e fazer uma boa Confissão; é participar da Santa Missa e comungar , se puder todo dia; é rezar o seu Terço ou Rosário todos os dias; é ler e meditar a Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo; é estudar o Catecismo da Igreja todos os dias; é estar um tempo com Jesus no Sacrário todos os dias; é vigiar e orar sem cessar; é aceitar na fé o sofrimento que não pode ser eliminado, e oferece-lo ao Senhor para a Redenção dos homens…

Agradecendo sua atenção, deixe aos internautas uma convocação e um convite para Celebrar esses 40 anos de RCC no Brasil.

Meu amigo internauta, se você conhece ainda esta bênção que é a RCC, não deixe para amanhã, conheça-a já através de uma Comunidade de Vida ou de Aliança ou de um Grupo de Oração; abra-se para ao fogo do Espírito Santo é você será uma nova criatura a serviço de Deus, da Igreja e dos irmãos.


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino