Jesus Cristo não era marxista, declara cardeal venezuelano a Hugo Chávez

«Não convém à Venezuela instaurar um socialismo marxista-leninista»

CARACAS, terça-feira, 13 de março de 2007 (ZENIT.org).- O arcebispo de Caracas, cardeal Jorge Urosa, disse que à Venezuela «não convém» a instauração de um socialismo «marxista – leninista, porque não produz riqueza».

Em uma entrevista publicada em 11 de março passado pelo jornal «El Universal», de Caracas, o cardeal Urosa também rebateu a tese do presidente venezuelano, Hugo Chávez, de que Jesus Cristo era «socialista» porque promovia a caridade e a solidariedade com os pobres.

Ao ser perguntado sobre o socialismo do século XXI promovido por Chávez, o cardeal insistiu em que não está claro o conceito, ainda que recordou que o mandatário em seus constantes discursos «manda ler» Marx e Engels.

«Evidentemente está-nos dizendo por onde vai seu modelo (marxismo-leninismo), e nós lhe dizemos que não nos convém, porque não produz riqueza», disse o cardeal Urosa.

Explicou que o sistema socialista com diretrizes marxistas-leninistas desenvolvido na Europa Oriental «não produz nenhum bem-estar nem progresso, e ao mesmo tempo exercia uma grande opressão sobre o povo».

Em outra entrevista, divulgada no mesmo dia pela estatal Agência Bolivariana de Notícias (ABN), o cardeal Urosa reiterou o interesse da Conferência Episcopal Venezuelano (CEV) em «entrar no debate» sobre o socialismo do século XXI.

Recordou que em dezembro passado o episcopado enviou uma carta a Chávez na qual lhe dizia que esperava que o socialismo do século XXI fosse «alheio por igual ao capitalismo selvagem e à ideologia marxista e estatalista».

Nessa carta, ainda sem resposta, segundo o cardeal Urosa, o episcopado disse que aspira a que o socialismo do século XXI «seja uma via de transformação do país, aberta à transcendência e à religião e promotora da inclusão de todos os venezuelanos pela via do diálogo e do convencimento».

Quanto à repetida afirmação de Chávez do caráter «socialista» do filho de Deus, o cardeal Urosa respondeu que «Jesus Cristo não foi um político». «Não se pode dizer que Jesus Cristo avalize o sistema socialista como tampouco o neoliberal capitalista, o monárquico ou o republicano», disse o cardeal Urosa a «El Universal».


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino