Aborto, eutanásia e casamento gay

O “Data Folha”, unidade de pesquisa do jornal Folha de São Paulo,    publicou ontem (08 abril 07) o resultado de três pesquisas muito importante realizadas nos dias 19 e 20 de março, que mostram que os brasileiros em sua maioria são contra o aborto, a eutanásia e a legalização de casamentos gays. 

Sobre o aborto:   A maioria dos brasileiros defende que a lei sobre aborto não seja ampliada. Para 65%, a legislação sobre o tema deve ficar como é atualmente. Hoje, só 16% dizem que o aborto deve ser permitido em mais situações, além de estupro e risco de morte para a mãe, como diz a lei atual. Para a Igreja católica o aborto não pode ser realizado em nenhum caso, sob pena das pessoas envolvidas serem excomungadas da Igreja, segundo o Código de Direito Canônico.É lamentável que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defenda a realização de um plebiscito sobre a legalização do aborto, uma vez que a maioria dos brasileiros se diz contra a mudança da lei atual. A vida não pode ser submetida a Plebiscito; é uma ofensa a Deus e à pessoa humana.  

O índice de rejeição ao aborto é o maior já verificado desde quando a pesquisa começou a ser feita, em 1993. Desde então, o percentual dos favoráveis a deixar a lei como está tem crescido constantemente. Há 14 anos, 23% dos brasileiros achavam que a interrupção da gravidez deveria ser permitida em mais situações além de estupro e risco de morte para a mãe. Hoje, 16% dizem isso. 

Na Câmara dos deputados, a discussão deve ser reiniciada na Comissão de Seguridade Social e Família. No último dia 3, foi desarquivado um dos projetos mais polêmicos sobre descriminalização do aborto, o 1135, de 1991. É preciso ficar atento para que uma minoria não aprove o que não deseja a maioria. 

Sobre a eutanásia 

A eutanásia é reprovada por 57% da população, apontou a  pesquisa do Datafolha, e mostra que a maioria dos brasileiros afirma ser contra a prática da eutanásia. No levantamento realizado nos dias 19 e 20 de março, 36% responderam que são a favor da prática, que é considerada crime no país. Somente 2% dos pesquisados são indiferentes ao tema, enquanto 5% não souberam responder. 

Sobre o casamento de homossexuais 

Levantamento do Datafolha revela que 49% da população é contrária à legalização da união homossexual, enquanto 42% são favoráveis à medida, 7% se dizem indiferentes ao assunto, e 2% não sabem opinar. 

A mesma pesquisa aponta que 52% dos entrevistados são contra a adoção de crianças por casais de homossexuais. Outros 43% são favoráveis à possibilidade. Indiferentes e pessoas que não souberam responder somam 6%. A margem de erro é de dois pontos percentuais. 

Na Câmara, tramita projeto para legalizar a união homossexual, apresentado pela petista Marta Suplicy. Em 2001, porém, o projeto foi retirado da pauta e não voltou mais a ser discutido.  

Esses resultados mostram que o povo brasileiro acompanha em sua maioria o que ensina a Igreja católica; e isto serve de estímulo para continuarmos a lutar em defesa da moral e da verdadeira civilização.  

Prof. Felipe Aquino – 08 abril 2007Site: www.cleofas.com.br 

 


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino