Teólogos da Libertação anunciam evento paralelo à V Conferência

O evento se realizará na sede do Instituto do Coração Eucarístico na cidade turística de Pindamonhangaba, próxima à Aparecida, de 18 a 20 de maio, coincidindo com os dias centrais da V Conferência. Eles pretendem chamar a atenção dos bispos reunidos em Aparecida para a perspectiva da Teologia da Libertação.  

O seminário contará com a participação de controvertidos teólogos como o sacerdote peruano Gustavo Gutiérrez, autor da obra censurada pelo Vaticano: “Teologia da Libertação – Perspectivas”; Pablo Richard, um sacerdote chileno suspenso de suas funções clericais; o brasileiro Agenor Brighenti, membro do controvertido grupo de pressão marxista “Ameríndia” e outros liberacionistas. 

Segundo os organizadores, o evento será intitulado “América Latina, Cristianismo e Igreja no século XXI” e tem como objetivo “refletir sobre os desafios da realidade latino-americana e encontrar respostas para os mesmos enquanto Igreja”. 

No dia 18, as conferências tratarão sobre “os desafios da realidade mundial, a realidade latino-americana e os desafios para o cristianismo no século XXI”, sob a perspectiva desta corrente teológica. 

Dia 19, Gutiérrez e Richard desenvolverão respectivamente os temas “Um cristianismo para América Latina” e “Uma Igreja para América Latina”.No último dia, dois membros do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) abordarão o tema “O laicato numa Igreja latino-americana comprometida com a construção da justiça”. 

O CNLB publicou recentemente o documento “Rumo a Aparecida: Manifesto do Povo de Deus”.O documento, centrado exclusivamente em temas políticos, ideológicos e econômicos, começa afirmando que “na América Latina e no Caribe se vive a expectativa da superação de estruturas injustas, agravadas, atualmente, pelo sistema neoliberal… o abismo entre ricos e pobres continua sendo uma ofensa a Deus Pai-Mãe da humanidade”. 

O texto pede aos bispos participantes em Aparecida que se convertam em agentes sociais e políticos de mudança econômica na região, e conclui dizendo que as comunidades cristãs da América Latina e Caribe “se sentem comprometidas com a defesa da natureza e a preservação da vida humana, animal, vegetal e das águas. Sem uma nova espiritualidade integradora da luta pela libertação ecológica, não haverá fruto e corremos o risco de destruir o lugar da aliança de Deus com os seres humanos e com toda a criação”, conclui o texto. 

Fonte: CIAM – www.adital.com.br 

 

 


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino