A verdadeira libertação

A VERDADEIRA LIBERTAÇÃO ACONTECE
EM NOSSO INTERIOR

Frei Giribone MVC  

 

 

Gostaria de aproveitar o convite de nosso querido Professor Aquino para dar um pequeno testemunho sobre minha vida sacerdotal e sobre a mudança que a Efusão do Espírito Santo ocasionou em minha vida no primeiro ano de minha ordenação sacerdotal.

 Minha formação teológica foi profundamente marcada pela Filosofia e Teologia da Libertação. Parecia que nos anos 80 quem não pensasse desta forma estava em outro planeta. Eu me voltei muito para a área intelectual. Estudei muito a Sagrada Escritura e participei de muitos movimentos sociais da época, inclusive manifestações do MST, PT, etc. Sentia no fundo de meu coração um grande vazio, mas era moda e tínhamos que concordar com tudo, pois do contrário éramos taxados de “conservadores”. Eu sempre gostei muito da opção pelos pobres sempre amei trabalhar com eles. Inclusive trabalhamos três anos numa periferia de Porto Alegre RS. Não concordava com os exageros e pensava muitas vezes nas coisas que nos falavam que na realidade nos enchiam mais de ódio no coração do que de amor. Havia um grande desprezo pelos sacramentos o que muito me entristecia.

Graças a Deus que fui convidado por um grupo da Renovação Carismática Católica de Passo Fundo RS para celebrar em uma vigília de oração em 1990 recentemente ordenado. Ao final da vigília o grupo de leigos me fez um convite para rezarem por mim para que eu experimentasse a graça do Espírito Santo. No momento algo me dizia para que eu aceitasse e prontamente me prostrei no chão e todos rezaram por mim. Não sei como isto aconteceu, pois era muito orgulhoso e achava que sabia tudo e o que eram aqueles leigos que considerava um grupo de fanáticos.

Quando voltei para o seminário onde morava senti durante a noite a força do Divino Espírito Santo transformando todo o meu ser. De teórico da Fé passei a ter um grande amor por Jesus e Nossa Senhora. Tudo se modificou em minha vida. Deus seja louvado.

Hoje me encontro aqui no extremo sul do Brasil na fundação da Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina que tem como um de seus carismas ajudar as crianças necessitadas e os irmãos encarcerados. Tenho certeza que a verdadeira libertação acontece de dentro para fora. É a partir da vida no Espírito é que nos tornamos agentes de libertação.

Não podemos esquecer os pobres, mas precisamos ser ricos em Deus para libertarmos os mais empobrecidos. O sacramento da Eucaristia, a Reconciliação e todas as graças dadas por meio da Igreja são os meios mais eficazes que temos para que nossa ação não seja vazia.

Muitos colegas desistiram até mesmo do ministério sacerdotal, porque quiseram somente defender Jesus e não amá-lo de todo coração. Hoje necessitamos de sacerdotes que busquem uma verdadeira conversão para se tornarem agentes da verdadeira libertação que nosso povo precisa. 

Frei Giribone MVC freigiribone@vetorial.net Visite o nosso site  www.obramissionaria.org.br 


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino