A Igreja subsiste somente na Igreja Católica

Sobre o documento da Congregação da Fé

A Igreja subsiste somente na Igreja Católica

O documento da “Congregação da Doutrina da Fé” do Vaticano, publicado hoje (10 julho 07), e que responde a algumas perguntas, na verdade nada trás de novo para que conhece os seus pronunciamentos. Basicamente estas respostas têm a intenção de deixar claro que:

1 – O Concilio Vaticano II em nada alterou a doutrina católica em relação à Igreja.

2 – Reafirma que “a Igreja de Cristo subsiste somente na Igreja católica”; porque só nela há “perene continuidade histórica e a permanência de todos os elementos instituídos por Cristo na Igreja católica”. Só nela há a plenitude dos meios de salvação, especialmente os Sacramentos e a sucessão apostólica. Isto já foi ensinado pelo Concilio Vaticano II, pelo Catecismo da Igreja (1992), na Declaração Mysterium Ecclesiae (1973), na Carta aos Bispos da Igreja Católica Communionis notio (1992) e na Declaração Dominus Iesus (2000), todas elas promulgadas pela Congregação para a Doutrina da Fé.

3 – Afirma que é correto dizer que nas “comunidades eclesiais” ainda não em plena comunhão com a Igreja católica, “a Igreja de Cristo está presente e operante através dos elementos de santificação e de verdade nelas existentes, mas que a palavra “subsiste” só pode ser atribuída exclusivamente à única Igreja católica.” Nas outras “igrejas” não há todos os elementos constitutivos que Cristo colocou na Igreja Católica.

4 – Com relação às Igrejas ortodoxas, elas são chamadas de “Igrejas locais ou particulares” porque guardam a sucessão apostólica e a validade dos Sacramentos.

5 – As comunidades protestantes não são chamadas de igrejas porque, segundo a doutrina católica, tais comunidades não têm a sucessão apostólica no sacramento da Ordem e, por isso, estão privadas de um elemento essencial constitutivo da Igreja.

Este documento nada de novo acrescenta ao que a Igreja já vem ensinando há muito tempo.

 

Prof. Felipe Aquino


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino