Belo exemplo de cidadania contra a corrupção

A OAB- RS deu um belo exemplo de cidadania na sexta-feira (13 julho), em um manifesto para o combate efetivo à impunidade e à corrupção que assolam o país. A partir do slogan “Agora chega!”, representantes e afiliados de 72 entidades da sociedade civil, organizadas e lideradas pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS), lotaram a Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre, no ato público chamado de “Movimento Contra a Impunidade e a Corrupção”, ocorrido ao meio-dia. A Esquina Democrática, tradicional palco de manifestações populares, reviveu seus momentos históricos, que em várias ocasiões marcaram a trajetória política brasileira.
Disse o
 presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, que: “Com este movimento em defesa da ética e da democracia, estamos plantando uma semente que irá crescer e frutificar em todo o solo brasileiro”,  referindo-se à determinação das entidades em ver repetida a iniciativa em outras capitais, tornando nacional o alcance do protesto. Conforme Lamachia, as OABs do Paraná e de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, cujos presidentes participaram da manifestação, já estão programando eventos semelhantes. Além deles, também estavam presentes dirigentes e representantes de outras seccionais da Ordem e das 104 OABs do Interior do RS (subseções). “É chegada a hora de a população sair às ruas para dizer que não agüenta mais assistir passivamente aos escândalos que envergonham a Nação e ferem os compromissos constitucionais das instituições”, destacou Lamachia, ao discursar para as milhares de pessoas que circundaram o palco montado na Esquina Democrática.
De fato o país não agüenta mais o estado endêmico de corrupção instalado nas instâncias de governo, municipal, estadual e federal; e somente uma ação organizada do povo, de maneira ordeira e eficaz poderá coibir este estado de coisas que envergonham e atrasam o nosso país.
É uma grande injustiça o dinheiro de nossos impostos serem consumidos  pelos corruptos que têm o poder nas mãos. Esta ação popular é importantíssima porque vai dar aos homens sérios a Nação, maior ânimo para praticar a justiça, especialmente os do poder judiciário.  

Fazemos votos de que este bom e corajoso exemplo da OAB –RS se espalhe por todo o país e faça corar de vergonha aqueles que se dão à prática pecadora da corrupção. 

Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br 


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino