Bispos da Venezuela denunciam totalitarismo de Chaves

Ataques à Igreja são cortinas de fumaça para ocultar plano totalitarista, denuncia Bispo venezuelano

 O Bispo Emérito de Los Teques, Dom Ovidio Pérez Morales, denunciou que a campanha de desprestígio que o governo empreendeu contra a Igreja é “uma cortina de fumaça para ocultar algo que sim é grave que é o tratar de fazer uma regressão da Constituição para modelos de tipos totalitários”.

O também Presidente do Concílio Plenário da Venezuela (CPV) assegurou que as reformas “transcendentais” à Constituição, que impulsiona o governo, contemplam mudanças na propriedade privada, o sistema educativo, a instituição militar e o estabelecimento da reeleição indefinida presidencial; que o Presidente Hugo Chávez apresenta como um “socialismo cristão”.

“É uma manipulação, porque quem conhece um pouco de marxismo, identifica qual é a marcha do processo pelos alinhamentos ideológicos, geopolíticos, pelas declarações oficiais e a filosofia que se trata de inculcar”, advertiu o Prelado e destacou que o cristianismo permite construir uma sociedade nova “que seja casa comum para todos, de convivência pacífica, de busca da justiça, de solidariedade, mas não o estabelecimento de um regime totalitário”. “Busca-se mudar uma Constituição que é boa e, como ratifica o Episcopado, é base suficiente e apta para promover o desenvolvimento do país em justiça e liberdade”, indicou Dom Pérez e adicionou que as “reformas” por “declarações e atuações oficiais, fazem supor que se dirige ao estabelecimento de uma sociedade socialista, mais em concreto para um modelo comunista, o modelo caribenho castro – comunista”.

Com respeito às agressões do Presidente Hugo Chávez, quem chamou “fariseus hipócritas” e traiçoeiros que “apunhalam Cristo pelas costas” aos bispos, o presbítero indicou que “estes ataques não ofendem tanto aos bispos, mas sim o povo da Igreja, o povo católico”.

É mais do que claro que o marxista Hugo Chaves quer implantar o comunismo na Venezuela, o mesmo de Cuba, que mantém a população sem liberdade – o maior dom que Deus nos deu –  e sem pão, sem carros, sem vida… Por isso a Igreja não se cala na Venezuela.


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino