Papa pede que os leigos defendam a sua da fé

 

O Papa Bento XVI disse  a um grupo de bispos ucranianos que: “A formação de um laicado que saiba dar a razão da sua  fé é mais necessária que nunca em nossos tempos e representa um dos objetivos pastorais que terá que  se perseguir com empenho”. (acidigital.com – Vaticano – 27 set 07)O Santo Padre  assinalou que “os largos anos da dominação atéia e comunista deixaram evidentes marcas nas gerações atuais. Trata-se de outros desafios que interpelam”.Como se vê o Papa está preocupado com a gravidade da influência que a mentalidade ateísta e a filosofia marxista tiveram sobre a geração atual marcando-a negativamente. Isto é evidente hoje em muitas de nossas universidades, especialmente as públicas, e  mesmo em  muitas católicas como algumas PUCs, que  estão repletas de professores que abraçaram a filosofia marxista e ateísta, e  que se opõe fortemente aos valores defendidos pela Igreja. Os pais cristãos devem estar alerta e preparados quando enviarem os seus filhos para as universidades; devem saber que hoje, na maioria delas, especialmente as públicas, seu filho vai receber uma verdadeira lavagem cerebral contra a Igreja e a favor do ateísmo e do marxismo. Antes de enviar seu filho para este lugar de saber, mas às vezes de confusão, forme-o na verdadeira fé de Cristo e da Igreja.

Em muitas universidades hoje os estudantes recebem forte doutrinação marxista e ateísta, jogando-se muitas vezes a fé contra a ciência, como se fossem inimigas, além de transmitir aos alunos um forte preconceito contra a Igreja Católica, acentuando-se os erros dos filhos da Igreja no passado, analisando-se os fatos fora do contexto histórico em que aconteceram, com o objetivo de incriminar a Igreja e mostrá-la como se fosse um “monstro” que atuava na Idade Média.

Sabemos que foi exatamente o oposto, a Igreja Católica foi a grande construtora da Civilização Ocidental; mas os seus inimigos colocam uma lente de aumento nas sombras e escondem a grande luz que a Igreja projetou na história do Ocidente.   Muitas dessas universidades são hoje fomentadoras da legalização do aborto, divórcio, da manipulação de embriões humanos, do emprego da eutanásia, da aprovação legal dos casamentos de homossexuais, da distribuição ampla  e farta de camisinha contra a AIDS,  da distribuição de pílula do dia seguinte e do uso da inseminação artificial humana, etc, além da forte doutrinação política marxista.Como enfrentar essa onda maldosa contra a Igreja e contra a Moral cristã? Somente formando os jovens universitários para que possam defender a fé católica sem se intimidar com as ameaças, acusações e falsidades levantadas contra a fé. Isto certamente não será fácil; e é neste sentido que o Papa fez o apelo para que os leigos, como disse S.Pedro, “estejam preparados para dizer qual é a razão de sua esperança” (1 Pe 3, 15).É uma luta árdua a ser travada nos bancos escolares, mas que nós cristãos não podemos dela fugir. Cabe aos professores e estudantes universitários cristãos, estudarem a História da Igreja em livros fiéis, e estudarem os documentos dos Papas, para poderem fazer frente a este verdadeiro massacre que hoje se assiste da fé em muitas escolas.  

Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br  


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino