Padre Jonas Abib terá título de Monsenhor

jonas1No dia 17 de outubro o padre Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova e da Fundação João Paulo II, receberá o título de “Monsenhor”.

A pedido do senhor Bispo de Lorena, São Paulo, Dom Benedito Beni, o Papa Bento XVI concedeu ao Pe. Jonas o título que é dado a padres que se destacam por relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus em suas dioceses. “Este fato é motivo de grande alegria para a Diocese de Lorena e para toda a família Canção Nova”, afirma Dom Beni que fará a entrega do título ao Padre Jonas.

Monsenhor é uma palavra que tem origem francesa e, em português, e é um título eclesiástico honorífico dado aos sacerdotes da Igreja Católica pelo Papa, por solicitação do Bispo diocesano.

O Monsenhor não tem uma autoridade canônica maior que a de outro padre; ele se distingue dos outros padres pelo título honorífico que significa o reconhecimento da Igreja universal pelos relevantes serviços prestados a ela.

Com o título, a vestimenta preta que o sacerdote usa em algumas ocasiões muda. Agora, os ornamentos passam a ser roxos – faixa, frisos e botões. Sobre a cabeça o sacerdote pode utilizar o gorro com três primas, simbolizando a Santíssima Trindade.

Em alguns países os bispos também são chamados de Monsenhor. Também muitos padres que desempenham funções na Cúria Romana recebem este título, devido ao alto cargo que ocupam na administração da Igreja.

A cerimônia em que o Pe. Jonas receberá o título de Monsenhor, acontecerá em Cachoeira Paulista, SP, sede da Canção Nova, no início da Santa Missa, a partir das 20h. A celebração será aberta a todos os fiéis, que participarão, também, da comemoração dos 10 anos do Projeto Dai-me Almas.

É uma alegria muito grande para todos nós da Canção Nova, consagrados, funcionários, colaboradores, amigos, etc. ver a Igreja particular (Bispo) e a Igreja universal (Papa) reconhecerem a grandeza deste gigante que é o padre Jonas Abib e sua obra maravilhosa de evangelização através da mídia. Cai por terra aqui toda crítica maldosa e improcedente que às vezes o Pe. Jonas recebe, dentro e fora da Igreja, e também a CN. “Roma locuta, causa finita”, dizia Santo Agostinho.

Para mostrar importância da CN, coloco aqui as palavras de alguns bispos:  

Dom Bruno Gamberini – “Quando cheguei em Campinas, a Canção Nova já estava presente. Dou graças a Deus pelo trabalho que ela realiza. A Canção Nova está dentro da linha profética, através da Rádio para a nossa sociedade. E eu a vejo como A VOZ DE JESUS, BOM PASTOR, PARA A REGIÃO”.

Palavras de Dom Bernardino Marchió – ” A Canção Nova é um desses frutos do Espírito Santo! Ela evangeliza através da rádio e da televisão e, isso é muito bom. A Canção Nova se atualiza através dos ouvintes e telespectadores, é a voz do Evangelho, a voz do povo. Estou muito contente que na diocese de Caruaru tenha essa possibilidade de evangelizar através da Canção Nova. Não só na diocese de Caruaru, mas em todas as dioceses vizinhas, sobretudo neste tempo em que a diocese quer viver as santas missões populares e quer fazer chegar o Evangelho nos lugares mais distantes das nossas comunidades. Eu acredito que com ajuda de Deus, com a ajuda de todos os irmãos e amigos da Canção Nova, cada vez mais possa crescer esse poderoso instrumento de evangelização para toda Igreja e para toda sociedade, levando esperança, paz e a fraternidade. É isso que o mundo precisa para poder superar os grandes desafios da injustiça, da violência e da falta de condições para viver. Que Deus abençoe este trabalho”.

Palavras de Dom Matias Patrício – “A Canção Nova está lá para ‘engrossar’ o esforço da evangelização que existe na diocese. Não teria sentido se a Canção Nova estivesse presente na arquidiocese de Natal sem fazer um trabalho de evangelização. Ela se insere na ação pastoral da Igreja local, claro com a sua pedagogia e com seu carisma, mas se agregando, se unindo à pastoral de conjunto que existe em toda a diocese”.

Bispo da Região Episcopal Sé da Arquidiocese de São Paulo – “A Canção Nova na Região Episcopal Sé da Arquidiocese de São Paulo é uma presença de testemunho de seus missionários que, na simplicidade, procuram levar o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo através dos meios de comunicação. Ela representa também a força e o empenho da Igreja em marcar presença evangelizadora na mídia. Considero muito positiva para a ação evangelizadora da Igreja na cidade, a atuação entusiasmada da missão Canção Nova que consegue contagiar e atrair jovens para o discipulado de Jesus Cristo. Outro aspecto importante é a atuação junto às famílias ajudando-as a testemunhar o valor sempre atual da família.”

Esses testemunhos são suficientes para mostrar a grandeza e a importância da CN na Igreja.

Tive a alegria e a graça de Deus de conhecer o Padre Jonas muito cedo, aos 20 anos de idade, há 38 anos; e sempre caminhei a seu lado, ajudando-o no que sempre pude. No início foram os Encontros de jovens em Campos de Jordão (Construindo), que depois evoluiu para os Maranathás; as Experiências de Oração no Espírito Santo em todo o Brasil, depois a Rádio Canção Nova há 26 anos, em seguida a televisão há 18 anos… hoje toda esta Rede de Evangelização que cobre o Brasil e o mundo. Há 35 anos tive a alegria de vê-lo celebrar o meu casamento com a Maria Zila; ele nos acompanhou espiritualmente em nosso namoro e noivado.

“O homem é do tamanho do seu sonho” disse um filósofo grego; isto se dá com o Padre Jonas. Há quase 40 anos o vejo sonhar grande, não por orgulho ou vaidade, mas por amor a Deus e às almas a serem salvas, especialmente os jovens que ele aprendeu tanto a amar com o seu pai D. Bosco. Pe. Jonas acreditou, como Maria: “Bem aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas” (Lc 1, 45).

Pe. Jonas acreditou, sonhou alto, mas com os pés no chão; lenta e pacientemente, soube construir essa longa Escada que é a CN, degrau por degrau, até Deus; e sempre fiel ao Papa, ao Bispo, ao Magistério da Igreja e à sua Sagrada Tradição. Não faltou jamais em sua vida, um dia sequer, o amor apaixonado ao Senhor Eucarístico; à sua Mãe Santíssima, e a devoção aos Anjos e Santos.

Pe. Jonas teve a ousadia e felicidade de ensinar a Igreja que é possível realizar a Obra de Deus com a generosa doação dos fiéis, como sempre aconteceu na Igreja; ele muito ajudou com isso a resgatar na Igreja católica  cultura do dízimo. Há 26 anos a Rádio Canção Nova está no ar sem propagandas e comerciais, e da mesma fora a TV CN há 18 anos. “Se tu creres, verás a glória de Deus” (Jo 11,40). Por causa da fé deste Homem, nós a vimos e estamos vendo a cada dia.

Entre muitas qualidades desse gigante de Deus, eu gostaria de destacar a sua fé inabalável, operativa, dom do Espírito; o seu amor apaixonado por Sua santa Palavra, a confiança depositada em quem trabalha com ele, a bondade e experiência do seu coração de Pai, o desprendimento total de si mesmo, o grande amor a Deus e a todos, e sobretudo o imenso zelo apostólico que o devora…

Quantas e quantas pessoas me escrevem e me dizem: “A CN salvou a  minha vida”; “a CN é a minha companhia constante”; “a CN é a luz de Deus na minha casa”…

O que a Igreja liga na terra, Deus liga no céu (cf. Mt 16, 16; 18,18). Assim, Padre Jonas, não seremos apenas nós aqui na Terra a celebrar esta conquista, mas também o Céu. Haverá júbilo no Céu entre os Anjos de Deus. E na presença deles e dos Santos cantaremos louvores a Deus por sua vida.

Deus seja louvado pelo Mons. Jonas Abib; Deus seja louvado pela Canção Nova.

Prof. Felipe Aquino


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino