Notícias da Escola da Fé – 11 out 07

Missa dá grande ibope na Globo

Folha de São Paulo – Ilustrada – 09.10.2007

CÁLICE 1 – Embora não seja ameaçada pelas concorrentes, a Globo vive uma situação inusitada. A “Santa Missa” foi seu maior “share” no final de semana _mais do que a novela das oito, que subiu na quinta e na sexta.

CÁLICE 2 – A “Santa Missa”, celebrada
em São Paulo pelo padre Marcelo Rossi, teve sete pontos de audiência e 59% de “share” _ou seja, foi sintonizada por 59% dos televisores ligados no horário. O “share” do futebol foi de 46% na Grande SP.  Bento XVI pede que se reze o Rosário pela paz nas famílias e no mundo 

CIDADE DO VATICANO, domingo, 7 de outubro de 2007 (ZENIT.org).- Bento XVI convidou este domingo a rezar o Rosário pela paz nas famílias e pela paz no mundo. «É a mensagem que a Virgem deixou em suas diferentes aparições». «Penso, em particular – disse da janela de seu apartamento –, nas de Fátima, ocorridas há 90 anos, aos três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, nas quais se apresentou como “a Virgem do Rosário”, recomendou com insistência a oração do Rosário todos os dias, para alcançar o fim da guerra».«Nós também queremos acolher o materno pedido da Virgem, comprometendo-nos a rezar com fé o Rosário pela paz nas famílias, nas nações e em todo o mundo», afirmou.«O Rosário é um meio doado pela Virgem para contemplar Jesus e, ao meditar em sua vida, amá-lo e segui-lo cada vez mais fielmente», explicou o Papa, recordando o papel decisivo que São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem de Pregadores (dominicanos), desempenhou na difusão desta prática a partir do ano 1214. 

Desafios da época pós-moderna, segundo Bento XVI 

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 4 de outubro de 2007 (ZENIT.org).- Bento XVI ilustrou nesta quinta-feira os desafios da época pós-moderna ao novo embaixador italiano na Santa Sé, Antonio Zanardi Landi, durante a cerimônia de apresentação de suas cartas credenciais. Entre estes, o Papa citou rapidamente – pois o contexto não lhe deixava mais espaço – «a defesa da vida do homem em cada uma de suas fases, a tutela de todos os direitos da pessoa e da família, a construção de um mundo solidário, o respeito pela criação, o diálogo intercultural e inter-religioso». 

Bento XVI agradece documento sobre crianças mortas sem batismo CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 5 de outubro de 2007 (ZENIT.org).- Bento XVI agradeceu aos teólogos e teólogas que redigiram um documento no qual se afirma a esperança de salvação para as crianças falecidas sem ter recebido o batismo. «A esperança da salvação para as crianças que morrem sem Batismo» foi publicado pela Comissão Teológica Internacional com grande impacto na opinião pública. 

Ao receber nesta sexta-feira os membros desta Comissão reunidos em assembléia plenária, o Papa mencionou os pontos fundamentais nos quais o documento se baseia: «a vontade salvífica universal de Deus», «a universalidade da mediação única de Cristo», «o primado da graça divina» e «a sacramentalidade da Igreja». «Confio em que este documento – confessou – constitua um ponto de referência útil para os pastores da Igreja e para os teólogos, e também uma ajuda e um manancial de consolo para os fiéis que sofreram em suas famílias a morte inesperada de uma criança antes que recebesse o banho de regeneração.»A função da Comissão Teológica Internacional é ajudar a Santa Sé e especialmente a Congregação para a Doutrina da Fé e examinar questões doutrinais de maior importância.  Papa convida dois prêmios Nobel para Academia Pontifícia das Ciências –

O alemão Klaus von Klitzing e o taiwanês Yuan Tseh-Lee 

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 9 de outubro de 2007 (ZENIT.org).- Bento XVI nomeou como membros da Academia Pontifícia das Ciências dois prêmios Nobel: o físico alemão Klaus von Klitzing e o químico taiwanês Yuan Tseh-Lee. Klaus von Klitzing (nascido em 1943) dirige desde 1985 o Instituto Max Planck de Ciências do Estado Sólido de Stuttgart. Foi premiado com o Prêmio Nobel de Física em 1985, graças a uma importante descoberta no campo da eletricidade, que permitiu a outros cientistas estudar com enorme precisão as propriedades de condução dos componentes elétricos.  

Yuan Tseh-Lee (nascido em 1936) foi nomeado em 1974 como professor de química na Universidade de Berkeley (nos Estados Unidos). Em 1986 recebeu o Prêmio Nobel de Química pelo desenvolvimento da dinâmica de processos químicos elementares. Desde 15 de janeiro de 1994 é presidente da Academia Sinica, principal complexo de pesquisa científica e humanística da República da China.  A Academia Pontifícia das Ciências foi fundada em Roma em 1603 com o nome de Academia dos Linces (Galileu Galilei foi membro), e está composta por oitenta «acadêmicos pontifícios» nomeados pelo Papa a partir da proposta do Corpo Acadêmico, sem discriminação de nenhum tipo.  

Seu presidente, eleito por quatro anos, é desde 1993 Nicola Cabibbo, professor de Física na Universidade
La Sapienza de Roma, e ex-presidente do Instituto Nacional Italiano de Física Nuclear. 
  Igreja e pais de família se opõem à aberrante “Guia sexual” para crianças no Panamá  PANAMÁ, 2007-10-09 (ACI).- As autoridades da Igreja no Panamá assim como numerosas associações de pais de família rechaçaram energicamente uma guia docente para crianças sobre Educação Sexual que inclui o bestialismo –as relações sexuais com animais– como uma das práticas “normais” que devem ser ensinadas.Anabell Herrera, presidenta da Liga para a Proteção Ambiental e Animal, denunciou que este guia, que poderia ser a base de um anteprojeto de lei, promove as relações sexuais de crianças com animais.Herrera qualificou como “aberrante e imoral” a intenção de levar a Assembléia Nacional de Deputados um anteprojeto deste tipo.A entrevistada citou que o guia estabelece que este tipo de “atividade sexual” é uma “alternativa para o manejo dos impulsos sexuais”, especialmente durante a adolescência em áreas rurais, quando supostamente “não há fácil disponibilidade de casal”. 

Renovação Carismática celebra encontro nacional na Espanha MADRI, 2007-10-09 (ACI).- A Renovação Carismática Católica no Espírito (RCCeE) celebrará nos dias 13 e 14 de outubro seu encontro nacional que tem como lema: “Alegrai-vos no Senhor” e que busca se um momento de “grande fraternidade e de graça”. O evento, que começará às 10:00 a.m., realizar-se-á no Palácio Municipal de Congressos de Madri no galpão de exposições Juan Carlos I e contará com a presença do fundador e Presidente da Comunidade de Jesus Fraternidade Católica das Associações Carismáticas de Aliança, Matteo Calisi. A RCCeE é uma organização mundial reconhecida pelo Conselho Pontifício dos Laicos em 1990 e integra na Renovação Carismática Católica (aprovada em 1975 pelo Papa Paulo VI). 

Apenas 3% dos brasileiros considera o aborto “moralmente aceitável” SÃO PAULO, 2007-10-10 (ACI).- A empresa Datafolha revelou que apenas 3% da população do Brasil considera que o aborto é um ato “moralmente aceitável” e um estarrecedor 87% o reprova totalmente.Datafolha, é propriedade do poderoso jornal Folha de São Paulo -que para os pró-vida é o jornal mais abortista do país- realizou um sondagem para esboçar o novo “perfil da família brasileira”.Uma das conclusões do estudo é que hoje os brasileiros se mostram mais tolerantes com a homossexualidade mas menos tolerantes com o aborto em comparação a 1998. 

O Papa insiste à plena comunhão entre católicos e ortodoxos VATICANO, 2007-10-10 (ACI).- Ao finalizar a Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Bento XVI recordou que nestes dias se celebra em Rávena (Itália) a 10° Sessão Plenária da Comissão Mista Internacional para o diálogo teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa, e insistiu a procurar a plena comunhão desejada por Deus.O Pontífice recordou que a comissão confronta um tema teológico de particular interesse ecumênico: “Conseqüências eclesiológicas e canônicas da natureza sacramental da Igreja. Comunhão eclesiástica, conciliar e autoridade”.“Uni-vos a minha oração –convidou o Santo Padre– para que este importante encontro ajude a caminhar para a plena comunhão entre católicos e ortodoxos, e se possa chegar o quanto antes a compartilhar o mesmo cálice do Senhor”.

Vaticano nega compra da equipe de futebol “Ancona” 

VATICANO, 09 Out. 07 / 12:00 am (ACI).- O Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, S.I., desmentiu ontem pela tarde as notícias da imprensa de que o Vaticano ou a Conferência Episcopal Italiana tenham comprado uma equipe de futebol italiano, o Ancona, que joga na terceira divisão.O acordo entre a sociedade de futebol Ancona e o Centro Esportivo Italiano prevê um código ético da sociedade e um novo modelo de gestão financeira, além da difusão dos valores do esporte entre os torcedores da equipe e o apoio a iniciativas solidárias com o terceiro mundo. “O Vaticano e a Conferência Episcopal Italiana não têm nada a ver com este projeto“, esclareceu o padre Lombardi. “Há iniciativas que têm finalidades positivas e apreciáveis e, se as intenções que se declararam podem realmente realizar-se, isto é certamente algo bom. Mas isto não significa que se trate de uma iniciativa do Vaticano ou da Conferência Episcopal Italiana“. “Um amor sem limites”

Fonte: Folha de São Paulo – Caderno Ilustrada – pág. 2 – 9 out 2007 

Em meio ao caos aéreo e a alertas de controladores sobre a segurança de se voar no Brasil, um jato particular tem provocado curiosidade nos hangares do país.O avião, um Raytheon Premier, tem desenhada, na cauda, uma imagem de Nossa Senhora, e no peito um enorme coração. O jato é de Otávio Piva de Albuquerque, dono da Expand, a maior importadora de vinhos do país. Ele explica que a imagem nada tem a ver com medo de voar. “Ela está no avião há alguns anos. É a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que em 1917 surgiu para se contrapor ao nascimento do comunismo na Rússia. Eu sou devoto de Nossa Senhora, a mãe de todos nós.” “A imagem no avião é um sinal de devoção a ela. Eu acho que a gente não deve ter vergonha da nossa fé”, diz Otávio. “Nossa Senhora traz o amor, traz a paz, traz o consolo. Eu estou falando com você neste momento, e estou falando com todo o amor. Nossa Senhora me lembra que tenho que amar, um amor sem limites.” 

Especialista denuncia que a ONU está “tomada” por radicais anti-vida

MADRI, 2007-09-29 (ACI).- Austin Ruse, presidente do Instituto Católico para os Direitos humanos (C-Fam por suas siglas em inglês), declarou ao semanário Alba que o lobby “radical” tomou as agências e organismos das Nações Unidas para impor uma agenda social anti-vida para a que em sua fundação não tinha competências. Ruse explicou que o objetivo do C-Fam “é conseguir que a ONU seja irrelevante em questões sociais” através da defesa da vida, da família e do matrimônio nas Nações Unidas, hoje convertida em lugar privilegiado da agenda abortista, feminista e homossexual. Ruse explicou a Alba que seu objetivo não é conseguir que os católicos ganhem peso na ONU mas sim conseguir que a ONU seja “irrelevante” em matéria social. “Se os europeus considerassem a ONU tão irrelevante como fazem os americanos, iria muito melhor”, sustenta.

Arcebispado condena violência e atos sacrílegos de abortistas na Catedral de Manágua

 MANÁGUA, 2007-10-01 (ACI).- O Escritório de Informação e Imprensa da Arquidiocese de Manágua emitiu um comunicado oficial em que lamenta e condena “os atos irreverentes e sacrílegos realizados na manhã do domingo, dia 30 de setembro” na Catedral, por um grupo de violentas abortistas que irromperam durante a habitual Missa dominical com a pretensão de comungar.Na nota de imprensa assinada pelo Pe. Rolando Álvarez Lagos, Porta-voz da Arquidiocese de Manágua, lê-se que “o senhor Arcebispo Metropolitano, Dom Leopoldo Brenes Solórzano, o clero da Arquidiocese de Manágua e o povo católico lamentam profundamente os atos irreverentes e sacrílegos realizados na manhã do domingo, 30 de setembro, decorrente na Catedral Imaculada Conceição de Maria durante a Santa Missa, em que um grupo de pessoas com clara tendência contra a vida, manifestaram e especialmente ao momento da Comunhão, atos de falta de respeito à Eucaristia“.Subsecretário dos DH arremete contra Card. Bergoglio por defender a vidaBUENOS AIRES, 2007-10-03 (ACI).- O subsecretário de Direitos humanos de Buenos Aires, Guillermo Guerin, atacou ao Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, e o “acusou” de cometer “malversação ideológica” por ter denunciado uma cultura que promove o aborto e condenação aos anciões a uma “eutanásia encoberta”. “O diagnóstico que realiza a Igreja em relação aos problemas sociais é correto, mas mesclar isso com o aborto e a eutanásia é, pelo menos, um claro exemplo de malversação ideológica“, disse um deslocado Guerin, quem segundo fontes do Governo realizou estas declarações “a título pessoal”.Guerin também agrediu ao Arcebispo de
La Plata, Dom Héctor Aguer, quem disse com razão que o Ministro da Saúde da Nação, Ginés González García, é “um conhecido propulsor da cultura da morte”, e seu par portenho, Claudio Mate, “quem autorizou a praticar abortos mediante um insólito ato administrativo”.

Brasileiros pró-vida procuram cinco milhões de assinaturas contra legalização do aborto

 BRASILIA, 2007-10-06 (ACI).- O Movimento Nacional em Defesa da Vida lançou uma campanha para compilar até agosto de 2008 cerca de cinco milhões de assinaturas em rechaço a qualquer eventual projeto de lei para legalizar o aborto no país.”Acreditam que podemos conseguir de 10 a 15 (milhões), mas fixamos uma meta realista de cinco milhões e não de 50 milhões para dizer ao Congresso: não queremos o aborto“, declarou Jaime Ferreira, coordenador do movimento, à agência AP. O Movimento se formou em julho do ano 2006 ante a aparição de iniciativas parlamentares para modificar a legislação atual e ampliar as causais de aborto.Conforme informou a imprensa, no Congresso há pelo menos 175 legisladores -dos 513 que integram a Câmara Baixa e 81 do Senado- que integram um chamado Frente Parlamentar em Defesa da Vida e Contra o Aborto que se opõe a legalizá-lo. http://www.defesadavida.com.br/

http://www.brasilsemaborto.com.br/

 Cientista está prestes a criar vida sintéticaFolha de SP 07 – out 07 

O cientista Craig Venter, um dos “líderes” na corrida para decodificar o genoma humano, disse ao jornal “The Guardian” que está próximo de criar a primeira vida artificial.O anúncio pode ser feito já amanhã, quando ocorre o encontro anual de seu instituto científico. Para Venter, o acontecimento “é um passo filosófico muito importante na história de nossa espécie. Nós iremos da leitura do código genético à sua escritura. Isso nos dá a hipotética habilidade de fazer coisas jamais imaginadas.”Mas a porta-voz do cientista, Heather Kowalski, negou à France Presse a fabricação de um cromossomo sintético. “Não conseguimos o que alguns estão especulando a respeito de vida sintética.” 

Pesquisa sugere que casamento faz bem para a saúde da BBC Brasil05/10/2007 – 08h11  

O casamento faz bem para a saúde do casal e dos filhos, segundo um levantamento sobre famílias feito pelo Departamento Nacional de Estatísticas do governo britânico divulgado nesta sexta-feira. O levantamento concluiu que homens solteiros de até 35 anos têm risco de morte 50 % maior do que um homem casado, da mesma idade. No caso das mulheres, as casadas têm menos probabilidade de desenvolver doenças crônicas do que as solteiras. Os dados mostram ainda que as crianças de pais casados que continuam a viver juntos, permanecem na escola, ou faculdade, por mais tempo –78% das meninas e 69% dos meninos, em famílias de pais casados, permanecem como estudantes em tempo integral aos 17 anos. Neste quesito, os filhos de mães solteira vêm em segundo lugar, com 59% dos garotos e 69% das meninas continuando a estudar em tempo integral aos 17 anos. O estudo, que analisa o período entre 1996 e 2006, mostra que o número de casais que coabitam mas não são casados aumentou em 65% no país, alcançando 2,3 milhões. O número de casais casados caiu 4% no mesmo período, para 12,1 milhões. O levantamento ainda mostra que, para a saúde das crianças, a estabilidade é a melhor receita. Crianças que vivem com os pais naturais –casados ou não– têm muito menos chances de desenvolver doenças a longo prazo do que filhos de mães e pais solteiros. O número de casais coabitando é muito mais alto entre os jovens. E, entre 2001 e 2003, 21% das mulheres entre 25 e 29 anos afirmaram já ter coabitado antes dos 25 anos de idade. Esta proporção cai para 1% entre as mais velhas. Dados da Inglaterra e do País de Gales sugerem que se a tendência continuar, o número de pessoas com menos de 40 anos coabitando vai ultrapassar o número de casados, na mesma faixa etária, até 2014. http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u334081.shtml 

Vaticano beatificará 498 mártires espanhóis em 28 de outubro

A Igreja espanhola espera atrair um milhão de fiéis em 28 de outubro à praça de São Pedro, em Roma, para assistir a beatificação em massa de 498 religiosos “mártires” dos anos 30 na Espanha, informou nesta sexta-feira a imprensa espanhola.A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) confirmou, em um comunicado, a cerimônia para beatificar os religiosos mortos durante a perseguição religiosa dos anos 30 na Espanha, especialmente durante os dois primeiros anos da Guerra Civil espanhola (1936-39).O Papa Bento XVI deve assistir à cerimônia de beatificação, que será presidida pelo cardeal português José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos. 

Telescópio ajuda a buscar Deus, diz Vaticano

 Terça, 2 de outubro de 2007, 19h12
Atualizada às 19h29 
O diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, José Funes, afirmou hoje à agência Efe que o telescópio é um instrumento que ajuda a buscar Deus. Funes, jesuíta argentino que organizou uma conferência internacional sobre a formação e a evolução das galáxias em forma de disco, afirmou que a ciência serve para motivar os homens a fazer perguntas que, “além das questões científicas”, permitem “perceber a existência de Deus”. A possibilidade de buscar Deus na astronomia é real para Funes, já que, como se ensina no seminário, é possível “buscar e encontrar Deus em todas as coisas”, inclusive na ciência. O diretor do observatório ressaltou que a Igreja “não tem medo da ciência”, admitindo que, “às vezes, se mostrar receosa com o que pode ser descoberto”.Mas, para Funes, o receio “não tem nenhum fundamento” já que os participantes do congresso “são homens de ciência, alguns cristãos, outros não; uns católicos e outros não”. Disse também que “não há nenhum tipo de agenda ou mensagem que se queira impor” por parte da Igreja. O jesuíta considerou que “não há contradição entre ciência e fé” e lembrou que “em muitas questões da ciência, sacerdotes ou homens da Igreja forneceram os primeiros estudos”. 

Arcebispo denuncia entrada de preservativos infectados com HIV em Moçambique

LONDRES, 2007-09-28 (ACI).- O Arcebispo de Maputo, capital de Moçambique, Dom Francisco Chimoio, denunciou à cadeia BBC que dois países europeus enviam “deliberadamente preservativos infectados com HIV” para destruir a população africana.Embora não tenha identificado os responsáveis, o Prelado assegurou que “seu programa é terminar com a população africana. Se não estivermos atentos terminaremos extintos no transcurso de um século”.Dom Chimoio indicou que para “mudar a situação e enfrentar o HIV e a AIDS é necessário mudar a mentalidade, quer dizer, a fidelidade no matrimônio e a abstenção das relações sexuais para os jovens”.Dos 19 milhões de habitantes que tem Moçambique, 16,2% está sempre é fácil, devido “a diversidade das respectivas tradições”. Episcopalianos não ordenarão bispos homossexuais nem abençoarão uniões do mesmo sexoNOVA ORLEANS, 2007-09-27 (ACI).- Em uma tentativa de evitar um iminente cisma na comunidade anglicana, os líderes da igreja Episcopaliana, aceitaram suspender as ordenações de bispos homossexuais e as benções de uniões entre pessoas do mesmo sexo.Os líderes episcopalianos, ramo americano da igreja Anglicana, reuniram-se esta semana para tratar diversos assuntos e finalmente optaram por deter estas iniciativas até alcançar um consenso mundial sobre o assunto. A ordenação do primeiro bispo episcopaliano abertamente homossexual ocorreu em 2003
em New Hampshire, Estados Unidos, e causou profundas feridas nesta comunidade.Conforme informou a imprensa local, os episcopalianos acederam a “exercitar moderação abstendo-se de consagrar candidatos do episcopado cuja forma de vida apresente um desafio ao resto da igreja e gere tenões na comunidade”.

Católicos conseguem fechar definitivamente exposição blasfema em Ibiza

MADRI, 2007-09-27 (ACI).- Depois do enérgico e terminante protesto de diversos bispos e comprometidos católicos espanhóis, fechou-se e começou a desmantelar, cinco dias antes da data prevista pela prefeitura governada com maioria do PSOE, a exposição que mostrava figuras obscenas e denigrantes de Jesus Cristo, João Paulo II e a iconografia cristã.Conforme indicou o Bispo de Ibiza, Dom Juan Segura, à Cadeia COPE, “fui eu quem deu por terminada a colaboração com eles” e “é bom para todos reconhecer os enganos”, em alusão a que a prefeitura não se desculpou em nenhum momento pela amostra de pseudo arte ofensiva para os católicos e apresentada na antiga igreja de L’Hospitalet.Avó dará a luz a dois netos gêmeosEm virtude das últimas notícias publicadas pela grande mídia, pediram para que eu fizesse um esclarecimento sobre a chamada “barriga de aluguel”. Como o senhor deve saber, os jornais e a TV estão noticiando que uma mãe “emprestou” seu útero para que sua filha se tornasse mãe, já que a mesma não pode engravidar. A posição da Igreja é a que esta no Catecismo:

Inseminação artificial  §2376 – As técnicas que provocam uma dissociação do parentesco, pela intervenção de uma pessoa estranha ao casal (doação de esperma ou de óvulo, empréstimo de útero), são gravemente desonestas. Estas técnicas (inseminação e fecundação artificiais heterólogas) lesam o direito da criança de nascer de um pai e uma mãe conhecidos dela e ligados entre si pelo casamento. Elas traem “o direito exclusivo de se tornar pai e mãe somente um através do outro” (CDF, instr. DV, 2,1). 

§2377 – Praticadas entre o casal, essas técnicas (inseminação e fecundação artificiais homólogas) são talvez menos claras a um juízo imediato, mas continuam moralmente inaceitáveis. Dissociam o ato sexual do ato procriador. O ato fundante da existência dos filhos já não é um ato pelo qual duas pessoas se doam uma à outra, mas um ato que “remete a vida e a identidade do embrião para o poder dos médicos e biólogos, e instaura um domínio da técnica sobre a origem e a destinação da pessoa humana. Uma tal relação de dominação é por si contrária à dignidade e à igualdade que devem ser comuns aos pais e aos filhos” (CDF, instr. DV, II,741,5). “A procriação é moralmente privada de sua perfeição própria quando não é querida como o fruto do ato conjugal, isto é, do gesto específico da união dos esposos… Somente o respeito ao vínculo que existe entre os significados do ato conjugal e o respeito pela unidade do ser humano permite uma procriação de acordo com a dignidade da pessoa” (CDF, instr. DV, II,4). 

§2378 – O filho não é algo devido, mas um dom. O “dom mais excelente do matrimônio” e uma pessoa humana. O filho não pode ser considerado corno objeto de propriedade, a que conduziria o reconhecimento de um pretenso “direito ao filho”. Nesse campo, somente o filho possui verdadeiros direitos: o “de ser o fruto do ato específico do amor conjugal de seus pais, e também o direito de ser respeitado como pessoa desde o momento de sua concepção”. §2379 – O Evangelho mostra que a esterilidade física não é um mal absoluto. Os esposos que, depois de terem esgotado os recursos legítimos da medicina, sofrerem de infantilidade unir-se-ão à Cruz do Senhor, fonte de toda fecundidade espiritual. Podem mostrar sua generosidade adotando crianças desamparadas ou prestando relevantes serviços em favor do próximo.  


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino