VATICANO APONTA AS AMEAÇAS E AS ESPERANÇAS PARA A AMÉRICA

 

Nos dias 9 e 10 de outubro aconteceu no Vaticano a importante  XII Reunião do Conselho especial para a América, da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, para analisar a vida, os problemas e as esperanças do nosso Continente.

 O Escritório de Imprensa da Santa Sé divulgou um comunicado onde o Conselho denuncia as principais ameaças que se abatem sobre A América. (Fonte: ACIdigital.com – 16 out 07, Vaticano) 

Presidida pelo Arcebispo Nikola Eterovic, Secretário geral do Sínodo dos Bispos, participaram da reunião quatro cardeais e 8 arcebispos e bispos. 

Os assistentes refletiram sobre a situação social e eclesiástica nos diferentes países do continente americano, tendo em conta a exortação apostólica pós-sinodal “Ecclesia in America” (1999) de João Paulo II

Segundo o comunicado da Secretaria do Sínodo, “o movimento migratório representa um dos aspectos de maior preocupação”, sendo “especialmente delicada a situação dos imigrantes que são reconduzidos aos países de origem”. A imigração especialmente dos mexicanos para os EUA preocupa o Conselho. 

Os participantes da Reunião destacaram os problemas relacionados com “a produção e o tráfico de drogas, a violência e a corrupção política, a promoção de uma série de leis sobre o aborto e a eutanásia,  contrárias às normas éticas”. Também constataram que, do ponto de vista social, “segue-se desenvolvendo uma corrente, freqüentemente de sinal neo-marxista, que provoca desequilíbrios nas relações internacionais e nas realidades internas dos países e o desejo de ignorar a Igreja Católica e não considerá-la parte no diálogo social”. 

Sem dúvida há um desejo de alijar a Igreja Católica do debate social e político, especialmente quando o tema é o aborto, a eutanásia, o uso das células tronco embrionárias, o casamento de homossexuais, etc. Por outro lado, a Igreja combate fortemente a perigosa onda marxista que surge na Venezuela com Hugo Chaves, na Bolívia com Evo Morales, e também no Equador. A Igreja não se cala diante do perigo do marxismo e por isso tende a encontrar resistência por parte dos governantes desses paises.  No campo eclesiástico, o Conselho disse que “é um motivo de consolo o aumento das vocações ao sacerdócio”, e que “a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe (13-31 de maio de 2007) celebrada em Aparecida (Brasil) suscitou uma notável esperança”, mostrando que a exortação apostólica pós-sinodal “Sacramentum caritatis” (2007) de Bento XVI, no comunicado destaca que “existem muitos sinais positivos no Continente americano relacionados com a repercussão do documento, que deu um novo impulso à celebração e adoração do mistério eucarístico”. 

Sem dúvida a Igreja Católica continua sendo a “voz profética” na América, denunciando a imoralidade, a corrupção desvairada, e a manipulação política do povo; ela não se cala porque não tem o que temer. Fala em nome de Cristo e com a Sua autoridade. A próxima reunião do Conselho especial para a América acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2008. 

Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br 

 

 


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino