Perseguição à Igreja na Venezuela

755219Também o Arcebispo de Tegucigalpa, Honduras, Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, deplorou as ameaças do Presidente Hugo Chávez contra os bispos da Venezuela e advertiu que nesse país sul-americano “poderia desatar uma perseguição religiosa” (acidigal.com – 23 nov 07).
Disse o cardeal hondurenho em Roma, ao “Rome Reports”: “Quando se ameaça assim à Igreja se trata de uma perseguição. Não seria estranho que se iniciasse uma perseguição religiosa sob qualquer pretexto porque os totalitarismos assim começam”. Os bispos venezuelanos expressaram sua preocupação pelo projeto de reforma constitucional que imporia o socialismo em seu país e o qualificaram que “moralmente inaceitável” porque recortaria os direitos dos venezuelanos.

Através de um relatório da Conferência Episcopal da Venezuela, os bispos denunciaram que a proposta constitucional “limita a liberdade dos venezuelanos, incrementa excessivamente o poder do Estado, elimina a descentralização, e o governo controla muitíssimos espaços da vida cidadã”.

O Presidente Hugo Chávez reagiu furioso, e num linguajar chulo e destemperado declarou  que “se Cristo estivesse vivo aqui, tiraria os bispos a chicotadas. Novos Judas, converteram-se em Judas Iscariotes”.

Para o Cardeal Arcebispo hondurenho, esta situação revela que “na Venezuela há pessoas que perderam seu equilíbrio mental”. E pediu aos bispos da Venezuela para manter a unidade e não render-se ante as provocações de Chávez. “Devem procurar a coesão, o diálogo e o respeito sem permitir que o regime os corrompa usando a técnica de sempre o suborno ou a chantagem”.

O Cardeal de Honduras também expressou sua preocupação pela aliança de Hugo Chávez com o presidente do Irã Ahmed Ahmadinejad. “Há algo suspeito é tipo de aliança, porque são (Irã e Venezuela) duas culturas muito diferentes. Provavelmente o que os une é seu ódio comum por outros países ou um país particular. Isso significa que não procuram a paz”.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, insultou e ameaçou na sexta-feira (16 nov 07) à noite enviar para a prisão os principais religiosos do país, caso se envolvam em ações que desestabilizem seu governo, em mais uma polêmica de seu governo. Ameaçou o Padre Luiz Ugalde, reitor da Universidade católica e o Cardeal de Caracas:”Reitor Luis Ugalde, uma vez o perdoei, mas se o fizer outra vez vai parar na prisão Yare, com batina e tudo. E você também cardeal”, disse Chávez, a respeito de declarações do reitor da Universidade Católica Andrés Bello e do cardeal Jorge Urosa Sabino contra a reforma constitucional.

Hugo Cháves chamou de “vagabundos”, “meliantes”, “aduladores”, “estúpidos” e “retardados mentais”, entre outras coisas, a hierarquia da Igreja, que criticou em um documento público a proposta de mudança da Constituição, que será submetida a um referendo no dia 2 de dezembro. “São o demônio, defensores dos mais podres interesses, são uns verdadeiros vagabundos, do cardeal para baixo”, disse Chávez em um polêmico programa noturno da televisão estatal. Na verdade, Hugo Cháves deixou aparecer de vez as garras do lobo comunista e marxista, que deseja impor à Venezuela um regime ditatorial, totalitário e socialista nos moldes de Cuba, “a Ilha Prisão”, retirando do povo toda a liberdade de expressão e reduzindo a vida política a um Partido Único (o seu!), como em todos os paises comunistas.

A Igreja, que conhece as barbaridades dos antigos regimes comunistas (URSS, China, Cuba, Cambodja, Viet-Nam, Coréia do Norte, etc.) com mais de 100 milhões de vitimas (Stéphane Courtois), não pode se calar diante das barbaridades de Hugo Cháves. Pior ainda quando ele usa os petro-dólares venezuelanos para fomentar o marxismo em outros paises da América Latina.

A Bolívia já sente o efeito “Caracas” e o povo se degladia nas ruas; irmãos matando irmãos. É um crime um governo dividir o povo e jogar uns contra os outros para impor um regime ideológico fracassado e cruel.

Que Nossa Senhora de Guadalupe; padroeira e protetora das Américas nos socorra!

Prof. Felipe Aquino


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino