Poderosos interesses econômicos por trás da “Pílula do Dias Seguinte”

 

 

O Presidente da Conferência Episcopal do Chile, D. Alejandro Goic, alertou sobre o “imperialismo das grandes multinacionais que financiam o controle da natalidade” especialmente nos países mais pobres. (Zenit.org, 22 abril 2008) 

O Presidente da Conferência dos Bispos do Chile convidou a nação a refletir sobre os poderosos interesses econômicos que se movem em torno à chamada «pílula do dia seguinte» e de outros dispositivos de contracepção, segundo informou o site da Conferência Episcopal chilena. 

O Bispo sustentou que se trata de um «imperialismo econômico das grandes multinacionais, que investem quantidades milionárias de dólares e euros em diversas ONGs do mundo, e também no Chile, para promover todas as formas possíveis de regular a natalidade. Enquanto estas ONGs mais conseguem introduzir estes métodos, mais dinheiro recebem depois e assim conseguem que no terceiro mundo a população diminua. Chama a atenção que ninguém diga uma palavra sobre isso». 

No Chile o Tribunal Constitucional, que equivale ao nosso Supremo Tribunal Federal,  proibiu a distribuição gratuita da Pílula do Dia Seguinte, por apresentar aspectos abortivos, mas D. Alejandro Goic afirma que estão buscando meios “alternativos” para burlar a determinação do Tribunal, e de alguma forma distribuírem a pílula.  

Diz o Bispo que “É muito complicado quando em um país começam a se desconhecer as decisões de instituições legítimas. Preocupa profundamente que se esteja incitando a desobedecer uma decisão ou que se busquem resquícios legais para não acatá-la», disse o Presidente da Conferência Episcopal do Chile”. 

Perguntado sobre uma mobilização de mulheres que se autodenominam católicas e que anunciaram que solicitarão a «excomunhão» da Igreja, convidou estas ativistas a revelar sinceramente sua real identidade de católicas, «porque se há um valor essencial nos católicos é a defesa da vida desde sua concepção até sua morte natural». 

«O problema de fundo é que tipo de sociedade queremos. A Igreja convida a por a pessoa humana e sua dignidade no centro de nossa convivência, e isso deveria se traduzir em uma maior confiança nos jovens e em oportunidades para a vida». 

Esta notícia é mais um forte indício de que poderosos interesses econômicos atuam na América Latina para aprovar o aborto, a distribuição farta e gratuita da Pílula do Dia Seguinte, e do controle da natalidade por quaisquer meios.  

Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br 

 

 


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino