Arcebispo D. José Cardoso é homenageado em Recife

 

 

 

O arcebispo de Recife e Olinda, dom José Cardoso Sobrinho, vai receber nesta  quinta-feira (16/4/2009), o Prêmio Cardeal Von Galen, concedido pela instituição norte-americana “Human Life International” em reconhecimento por sua atitude heróica no cumprimento do ministério episcopal, na defesa da vida humana, ao enfrentar o desagrado de tantos que promovem a cultura da morte”.

 

Dom José, no mês passado, tentou barrar o aborto de uma menina de nove anos que ficou grávida de gêmeos após ter sido abusada sexualmente pelo padrasto, em Alagoinha (230 km de Recife).

 

Ele procurou os pais da menina, os diretores do hospital onde ela estava internada e o Tribunal de Justiça de Pernambuco. Sem sucesso, ele lembrou a lei canônica e afirmou que os católicos que fazem o aborto, bem como os médicos e auxiliares que participam de sua prática, são automaticamente excomungados da Igreja Católica,d e acordo com o Cânon 1387 do Código de Direito Canônico.

 

A entidade diz que o prêmio é concedido a prelados que se destacam em iniciativas em defesa da vida e da moral católica.

 

O monsenhor Ignacio Barreiro-Carámbula, chefe do bureau da Human Life International em Roma, uma organização católica, chega a Recife nesta quinta-feira para fazer a entrega do prêmio.

 


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino