A Igreja Católica é a Instituição que mais caridade fez e faz no mundo

Muitas pessoas não sabem que a Igreja Católica é a Instituição que mais caridade fez e faz no mundo. Se a Igreja Católica saísse da África 60% das escolas e hospitais seriam fechados? Quando a epidemia de AIDS estourou nos EUA e as autoridades não sabiam o que fazer eles chamaram as freiras da Igreja para cuidar dos doentes porque ninguém mais queria fazê-lo.

No Brasil, até 1950, quando não existia nenhuma política de saúde pública eram as casas de caridade da Igreja que cuidavam das pessoas que não tinham condições de pagar um hospital?

A Igreja Católica mantém na Ásia: 1.076 hospitais; 3.400 dispensários; 330 leprosários; 1.685 asilos; 3.900 orfanatos; 2.960 jardins de infância.  Na África: 964 hospitais; 5.000 dispensários; 260 leprosários; 650 asilos; 800 orfanatos; 2.000 jardins de infância.  Na América: 1.900 hospitais; 5.400 dispensários; 50 leprosários; 3.700 asilos; 2.500 orfanatos; 4.200 jardins de infância. Na Oceania: 170 hospitais; 180 dispensários; 1  leprosário; 360 asilos;60 orfanatos; 90 jardins de infância. Na Europa: 1.230 hospitais; 2.450 dispensários; 4 Leprosários; 7.970 asilos;2.370 jardins de infância.

Será que existe qualquer empresa ou instituição que faz pelo menos isso?

Fontes:http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=jZeH9OQkFlY

http://temaspolemicosigreja.blogspot.com/2010/10/igreja-catolica-maior-instituicao-de.html

http://jornalpartilha.blogspot.com/2007/10/histria-das-ipsss-em-portugal.html

http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223380820T2vFD3xo1Yc47NV1.pdf

http://cotidianoespiritual.blogspot.com.br/2011/10/igreja-catolica-maior-obra-caritativa.html

Agora, “por que a Igreja não vende tudo o que tem pra ajudar essas pessoas necessitadas?” O Tratado de Latrão (1929), que o Vaticano assinou com a Itália impede a Igreja de vender o que está no Vaticano. O tal “trono de ouro” do papa, não é de ouro, é bronze dourado em madeira, Gian Lorenzo Bernini, o maior escultor do século XVII e também um extraordinário arquiteto, em 1657 começou o Trono de São Pedro, ou Cathedra Petri, uma cobertura em bronze dourado do trono em madeira do papa, que foi terminada em 1666. Mas vamos pensar que a Igreja deva vender tudo, se for assim, talvez todos os museus de mundo também devam vender as suas artes pra ajudar no combate da miséria, talvez todos os países devam dar as suas riquezas, talvez todas as pessoas devam dar o que tem, talvez você deva dar o seu computador que esta usando agora para ajudar na luta contra a miséria.

Link sobre o ”Trono de ouro” : http://www.arqnet.pt/portal/biografias/bernini.html

16 Comentários

  1. Anderson Figueiredo

    Muito bem colocado esse assunto nesse artigo, Prof Felipe, deixando claro sobre o papel social da Santa Igreja Católica no mundo. Há muito tempo que eu desejava conhecer tal realidade, tendo sempre ouvido falar, mas nunca com dados estátisticos tão concretos. Obrigado!

    • Suas aulas sobre a igreja católica é uma verdadeira catequese.
      Os católicos precisam saber a verdade sobre a Igreja fundada por Jesus Cristo.
      Parabéns Professor.

  2. Quem fala o que quer nem sempre escuta o que não quer,e sim fica conhecendo a verdade.

  3. Renata Melo

    Esse tipo de informação me deixa mais feliz ainda em ser católica. Faço questão de compartilhar essa matéria.

    obrigada professor.

  4. Viviani Ramos de Oliveira Junho

    Parabéns Professor Felipe por esta postagem em resposta as diversas insistencias de muitos em difamar, condenar e cobrar da Santa Igreja Católica,principalmente nas redes sociais,a Igreja precisa muito de pessoas que estejam dispostas a defende-la,pois são muitos os inimigos da Igreja,mas graças a Deus é costume dela de quanto mais caluniada,mais perseguida mais forte ela se tornar.As Redes sociais carecem dessas informações,precisa-se de informações que a defendam e mostrem a verdade,pois enquanto os bons se silenciam,o mal cresce e espalha a mentira.Que o Espírito Santo nos ilumine hoje e sempre!!!!Fica com Deus!!!

  5. Geo Oliveira

    Parabéns Profº Felipe pela matéria, precisamos cada vez mais saber defender a nossa Igreja que é bombardeada no dia-a-dia, principalmente no que se refere na “riqueza do Vaticano”, sempre defendi com os argumentos claros e objetivos, como você colocou, mas… o comhecimento nunca é demais e quando o assunto é a minha Igreja, defendo sim, e buscarei conhecer mais para saber defender melhor. Mais uma vez parabéns pela sabedoria que o Senhor lhe concedeu.
    Paz e Bem!

  6. Joao Bosco Gestal

    Não há dúvida que a Igreja Católica é a Instituição fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo para ser PLENAMENTE e INCONTESTÁVEL na defesa e acolhida dos nossos irmãos necessitados. Quem a defende está com Cristo, e que a critica é uma pessoa carente de esclarecimentos simples. Normalmente são aqueles(as) que viraram fundamentalistas, fanáticos e raivosos, como alguns colegas e professores, que muitas das vezes tenho que mandarem estudar e pesquisar com imparcialidade.Paz e bem. João Bosco – PIABETÁ/MAGÉ/RJ

  7. Parabéns Digníssimo Professor Felipe! Não existem palavras para expressar a minha admiração pelo seu belíssimo trabalho. Já li quase 30 dos seus livros e os passei para toda a minha família e todos os meus contatos, inclusive sacerdotes que elogiaram bastante. O LIVRO “SOFRENDO NA FÉ” , este tem uma espiritualidade magnifíca, comprei 5 e dei de presente aos meus amigos que ficaram encantados, e, acredite a repercussão foi excelente e muitos fizeram uma revisão de vida, assim como todos os outros de formação católica……”O Segredo da Sagrada Eucaristia”,” Por que sou Católico”, “Os Sete Sacramentos”, “Como preparar-se bem para comungar” , “Por que confessar e como confessar”, “O Catecismo de “A a Z”, “Jesus, Sinal de Contradição”, “As Sete Palavras de Cristo na Cruz”, “Moral Católica”, “Ciência e Fé”, “Sabedoria em Gotas”, “Para Entender e Celebrar a Liturgia”, Histórias para Meditar”, “O Socorro de Deus”, Os segredos de MARIA”, “Ensinamento dos Santos”, Sabedoria em Gotas”, etc…….
    Professor, considerando que muitos não podem participar diariamente da Santa Missa, e também não costumam ler a Bíblia nem o Catecismo, os livros de formação católica chegam num bom momento.
    Nos meus contatos tenho 4 amigas protestantes, e , para surpresa minha , elas voltaram à Igreja Católica, alegando que tiveram dúvidas esclarecidas e mais conhecimentos sobre a fé católica. Outros 3 colegas adultos foram batizados, graças à Iluminação do Espírito Santo que lhes foi dada quando da leitura de suas mensagens e ensinamentos. Todos os dias na participação da Missa rezo também por todo o clero inclusive pelo senhor.
    Que DEUS continui iluminando-o cada vez mais e lhe dê muita saúde, paz, ânimo, coragem, paciência, sabedoria…e tudo o mais que o senhor e sua família LHE pedirem.

    O Brasil e o Mundo precisam de mais Felipes, para ajudarem aos Pastores Católicos na missão deixada por JESUS.-

    Bânçãos e Graças!!!!!!!!!!!!!

  8. ah sensacional este artigo sempre com informações precisas a respeito do que a Igrjea Catolica faz, calando a boca de muitaa gente que fica dizendo que a religiao catolica é a mais rica do mundo, que tem tesouros no Vaticano , etc… e que por isto nao ajuda os necessitados que é tremenda inverdade, visto que o trabalho das pastorais representam e muito a ajuda a todos, fora outra entidades que também tem sua contribuição, realmente são pessoas que gostam de criticar e nao procuram se informar.

  9. Ueslei de Oliveira

    Aqueles que critcam a igreja, tem que aprender a ter um pensamento menos lateral e ver os vários ângulos do assunto.

  10. Isso só me faz admirar ainda mais a minha Igreja Católica Apostólica Romana.
    Ótimo artigo professor Felipe Aquino.

  11. Guido braz da silva filho

    muito bem, profesor felipe aquino. è bom que os incredulo e protestantes vejam isso, e saibam que a igreja catolica é coluna e fundamento da verdade deixada por Jesus cristo( a pedra angular ), muitos so sabem criticar a bendita e caridosa mae, ou seja , nao procuram se informar e pesquizar e acabam caindo em contradiçoes, mentiras e falsidades contra a santa mae igreja . ja falava santo agostinho( todos aqueles que se salvam , mesmo que nao saibam disso, so se salvam por meio de cristo que age na igreja catolica apostolica romana), eis a grande verdeda da nossa fe catolica . o senhor professor felipe aquino é um homem de Deus . a nossa casa(familia), è muito grata pelas suas pregaçoes ,etc. Deus te abençoe e ilumine sempre.

  12. Maria da Penha

    Que maravilha de matéria professor! É muito esclarecedora, e me ajudou muito, é bom que as pessoas saibam a verdade sobre o Vaticano, assim poderemos cada vez mais defender nossa fé católica.
    Que Deus continue o iluminando cada vez mais.
    Paz e bem!

  13. Que beleza de matéria professor Felipe, nos ajudou muito a conhecer a história de nossa santa igreja. Que muitos possam ler este artigo e reconhecer a grandeza de Deus em nossa Santa Igreja Católica. Que o Espírito Santo de deus o ilumine cada vez mais. Paz e bem!

  14. carlos pinheiro dos santos

    Parabéns professor! por seus conhecimentos e esclarecimentos, pois alguns meios de comunicação se aproveitam dos momentos de fraquesa de alguns padres para denegrir a nossa igreja porque para eles ” Uma árvore que cai faz mais barulho que uma floresta inteira”!
    Saudações!
    Graça e Paz!

  15. Maria Alcina de Jesus Martins

    Só posso dizer: Bendito seja Deus que nos dá homens santos e sábios como o sr. Professor Filipe Aquino. Quero amar a minha Igreja como o sr. por que a minha fé me diz que nela habita a Verdade e o Amor. Que ela é a Rocha contra a qual se despedaçarão as arrogâncias e insultos. Ela é a barca que sempre foi singrando no mar tumultúado das perseguições, heresias, ódios, ofensas e erros. sempre nos conduzirá ao porto seguro da eternidade. Obrigada Professor, Bem Haja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *