“Deus não fala, mas tudo fala de Deus”

O filósofo francês, Voltaire, mesmo se confessando ateu e inimigo da Igreja, não podia deixar de dizer que: “O mundo me perturba e não posso imaginar que este relógio funcione e não tenha tido relojoeiro”… Os latinos chamaram o universo de mundo (= belo, lindo, maravilhoso); os gregos o chamaram de kosmos (= disciplinado, ordenado).

Todos os astros obedecem a rigorosas leis da mecânica celeste, e nenhum deles muda a sua trajetória por própria conta. Alguém já disse que: “Deus não fala, mas tudo fala de Deus.” São Paulo nos lembra na Carta aos Romanos que: “Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, o seu sempiterno poder e divindade se tornam visíveis à inteligência por suas obras.” (Rom 1,19)Você pode chegar a Deus olhando a natureza e olhando para dentro de você. Deus é silencioso e discreto; Ele não faz sua auto propaganda. Ele não coloca placas em cada rosa, em cada pássaro, ou em cada criança, com os dizeres: “Feito por Deus”. Ele não é como os homens. Ele não põe na embalagem das frutas o seu nome, e nem mesmo diz que o Seu produto é o “melhor” do comércio, como todos fazem.

Você nunca viu escrito nas ondas do mar e nem nas estrelas: “Criado por Deus”. O mundo é tão belo, tudo funciona tão automaticamente bem e de forma cientificamente tão perfeita, e silenciosa, que a filosofia moderna tende a eliminar a necessidade de Deus, como se tudo pudesse existir a partir do nada. Chegaram até a falar da “morte de Deus”.

A filosofia da “morte de Deus” desembocou na filosofia do desespero e da morte também do homem. São Tomás de Aquino disse que “quanto mais o homem se afasta de Deus, mais se aproxima do seu nada.” Há maravilhosas e complicadíssimas reações físico-químicas em todas as criaturas, mas você não vê o Físico-Químico responsável.

Há uma precisão matemática tão grande no movimento dos astros, que até acertamos o nosso relógio por eles, mas você não vê o grande Matemático desta obra. Ele não faz propaganda do seu Nome. Ele nunca aparece para receber os aplausos da platéia… Ele faz o Sol nascer todos os dias, rigorosamente… Ele faz a Lua girar em torno da Terra e refletir a luz do Sol… Ele faz cada Planeta girar em torno do Sol em uma órbita perfeitamente elíptica, com o astro rei no foco da cônica… Ele faz os elétrons girarem em torno do núcleo do átomo, obedecendo aos níveis de energia… Ele faz a terra germinar o grão e nascer a haste; a haste crescer e dar a espiga…

Jovem, você já pensou nisso? A natureza é como que um espelho através do qual se pode ver o “Rosto” de Deus. Ela é como uma “Carta de amor” que Ele escreveu para você. Aprenda a lê-la. É como aquele namorado apaixonado, que querendo demonstrar o seu amor à namorada escreveu o nome dela numa faixa de rua, depois, no muro da sua casa, e enfim, alugou um avião para poder jogar pétalas de rosas sobre a sua casa… Tudo para provar o seu amor!

Deus também faz assim conosco. Mas é preciso abrir os olhos para ver o seu amor. Nós estamos na Terra; um grão de areia no universo. Giramos ao redor do Sol com uma velocidade de 30 km/s ou 108 000 km/h; e o Sol gira ao redor da galáxia a 320 km/s, levando 250 milhões de anos para dar uma volta completa. Parece um sonho, mas é uma realidade, e nós estamos aí.

E é aí, como que no “ventre” do universo, na Terra, que a vida humana surgiu. Não sabemos se há vida em outros lugares; até agora nada há de confirmado pela ciência séria. Alguém disse que quando a vida humana surgiu na terra, “o universo exultou de alegria”. Foram necessários bilhões de anos para que a matéria inanimada chegasse até o homem, conduzida pela mão de Deus.

Os cientistas já sabem que há 300 milhões de anos a vida vegetal e animal já fervilhava sobre a face da terra. Quando o Gênesis narra a criação do mundo, de uma maneira poética mas reveladora, diz que após cada um dos seis dias, “Deus viu que tudo era bom”. (Gen 1, 10-25)

Tudo obedece um plano, uma idéia. Cada um de nós é um milagre da “engenharia” de Deus. Pense no seu cérebro, nas suas mãos, nos seus olhos…; e ainda mais, na sua inteligência, liberdade, vontade, capacidade de amar, sorrir, chorar, cantar, abraçar… Você é um milagre de Deus! O Deus é belo; a vida é bela; nada é absurdo!

Prof. Felipe Aquino

Artigo relacionado: Eu venci o mundo

19 Comentários

  1. ILDEMAR LIMA MOREIRA

    Bom dia Professor Felipe, todas às vezes que vejo um artigo escrito por Vossa Eminência não deixo de ler, pois são profundos, sábios, até parece que estamos conversando cara a cara com Deus. Que o senhor Deus o ilumine todos os dias de sua vida, que sua missão evangelizadora seja para sempre. Amém.
    Ildemar Lima em 30.04.2009

  2. Talvez o mistério sempre nos ronde. Deus cala-se e deixa os cientistas no desespero…
    Eu olho para a natureza e vejo uma luta cruel pela sobrevivencia, onde só o mais forte vive. É cruel.
    Por isso gostaria de saber o que, para a religião, ocorre com os animais após a morte, já que els também são obras de Deus?
    agradeço desde já.

  3. Sandro Pereira

    Magnífico! Um texto tão belo, rico e ao mesmo tempo tão verdadeiro. Infelizmente não se ensina isso nas escolas. ELE não faz propaganda, mas acho que nós devemos fazer por Ele. Parabéns Prof. Felipe pelo texto.

  4. Deus é maravilhoso. Muito bom o que disse..

    Deus é belo e não faz propaganda, devemos acreditar nEle agora e sempre.

  5. Salvio Luiz

    Consta,em um documentário assistido num canal de tv a cabo,que Voltaire um notório anti-clerical durante sua vida,pouco antes de sua morte pediu a presença de um
    padre e comungou!

  6. Joao Nascimento

    Eu, por exemplo, Caro Professor, não tenho vergonha de afirmar que só senti firmeza na existência de Deus quando uma voz amorosa, suave, terna, me disse: ” VOVÔ! VOVÔ!”. Não resisti e chorei de emoção. Graças a Deus.

    João Nascimento, Economista.
    Vitória da Conquista-Bahia.

  7. “O mundo me perturba e não posso imaginar que este relógio funcione e não tenha tido relojoeiro”

    Esta frase irá para o quadro negro da minha faculdade. De fato, não podemos esperar que Deus ponha rótulos no que Ele criou, mas devemos acreditar. Como diz a música:

    Como sempre, um ótimo artigo, professor.

    Francisco Robson
    Blog Padre Lé Eterno
    http://padreleoeterno.blogspot.com

  8. O trecho da música que não saiu no comentário acima:

    “Quem vive procurando nos milagres razões para acreditar… já esqueceu que a fé é um caminho que os olhos não podem ver e deus está presente mesmo quando o milagre não acontecer”

    Francisco Robson
    Blog Padre Lé Eterno
    http://padreleoeterno.blogspot.com

  9. mariadefatimapb

    Admirável!!É,o que senti ao ler seu texto.Bendigamos ao Senhor,por sua existência de bom pastor.Escrever,a respeito de Deus-Criador,envolve-nos uma onda de bem-estar,de alegria e de paz.Somos sim,um milagre de Deus e patrimônio da humanidade.-Meu carinhoso abraço e estima.-Obrigada!

  10. prof.Felipe!
    obrigada por tudo o que aprendi atraves do sr. até hoje!Obrigada!

    Deus lhe abençõe profundamente!

  11. mariadefatimapb

    Prof.Felipe Aquino,obrigada pelo seu Blog.
    Hoje,ao ler seu artigo sobre a Inveja,dei-me conta do blog.Fiquei contente,porque agora passarei a frequentá-lo mais vezes e é claro tirarei minhas dúvidas de hoje em diante.Amei seu comentário:”Deus não faz propaganda”…rico e poético!”Deus viu que tudo era bom”(1,10-25);o mundo é belo; a vida é bela;nada é absurdo!-Amo,fazer parte deste redil,porque Jesus veio para todos nós.-Obrigada!

  12. Patricia - SP

    Falou tudo Profº Felipe Aquino.
    Deus é assim tão simples que nos ama pelos fragmentos…

    Abraços Fraternos

  13. A PAZ DE JESUS PROF. FELIPE
    SIM, TODOS NÓS SOMOS MILAGRES DE DEUS, MAS A HUMANIDADE ESTA SE ESQUECENDO DESSE PRINCIPIO E SE DEIXANDO LEVAR POR AQUILO QUE O MUNDO OFERECE. DEVEMOS ESTAR SEMPRE VIVENDO COMO MILAGRES DE DEUSE FAZER COM QUE O PRÓXIMO CREIA QUE TBM É UM MILAGRE DE DEUS. UM GRANDE ABRAÇO, FIQUE COM DEUS.

  14. isaias cabral

    Maravilhosamente bom. Este texto nos faz acender dentro de nos o Cristão que somos que muitas das vezes se esfria e acaba de uma certa forma nao com palavras mais com atos e acoes concordando com os responsáveis por esta lei ante-crista

  15. CICERO PAULINO

    PROFESSOR FELIPE,

    É SEMPRE BOM LER OS SEUS ESCRITOS. ELES FAZEM BEM À NOSSA RAZÃO E MUITO MAIS AINDA À NOSSA FÉ. OS SEUS LIVROS FORAM ESSENCIAIS PARA DIRIMIR AS PRINCIPAIS DÚVIDAS QUE TIVE E CADA VEZ QUE LEIO ALGUM ARTIGO SEU SINTO A SABEDORIA DIVINA EM SUAS PALAVRAS.

    DE FATO O MUNDO É UMA PROVA CABAL DO AMOR DE DEUS POR NÓS. ELE FEZ O HOMEM PARA REINAR, PORÉM O HOMEM QUANDO SE AFASTA DE DEUS, CHEGANDO ATÉ A AFIRMAR QUE “DEUS MORREU”, ELE PERDE ESSE STATUS DE REI PARA SER ESCRAVO. ESCRAVO DE UMA RAZÃO QUE FERI O SEU PRÓPRIO SER E QUE O FAZ DESUMANO. QUANDO O HOMEM TENTA EXTERMINAR DEUS DA SUA VIDA, ELE ACABA SE AUTO-EXTERMINANDO.

    SENDO ASSIM, É NECESSÁRIO QUE SE OLHE PARA A NATUREZA E ATAVÉS DELA CONTEMPLE-SE O PODER CRIADOR DE DEUS QUE FAZ TUDO MUITO BELO E ORGANIZADO.

  16. Mauro Cristóvão

    Prof Felipe, grato por mais uma bela missiva.

    Deus o abençõe.

    Aproveito para convidar os leitores a comentar em

    http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/05/07/papa-inicia-visita-terra-santa-755760684.asp

    Paz e Bem

  17. Nercides Ferreira da Silva

    Amigo Professor,
    São pouquíssimas as pessoas que sabem para que viemos ao mundo!- Nós viemos ao mundo somente para amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. – A Igreja é a Escola da Educação; enquanto que as faculdades ensinam conhecimentos, principalmente,agora que estamos vivendo a Apostasia; a didática está sendo a do “encardido”!
    Um grande abraço e a paz de Cristo!!!

    Nercides Ferreira da Silva -São José da Varginha – MG.

  18. Ivan Ribeiro de Farias

    Prof. Filipe Aquino, muito obrigado pelo seu escrito, mas muito maior do que um simples obrigado, eu dou a Deus por ele ter colocado uma pessoa como o sr na nossa Igreja, precisamos de pessoas como o sr, que fala simples mas diz o que Deus quer nos falar.
    Obrigado

  19. Simples, extraordinário, deslumbrante! Na nossa condição de tão miseráveis diante de Deus devemos considerar tudo isso Seu amor infinito por nós, que nos coloca essas maravilhas, como um fragmento do Céu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *