Os Pecados

O pecado é o motivo da tua tristeza

Para o bom entendimento do que seja o pecado, vamos falar sobre ele, uma vez que a Igreja nos ensina que são pecados graves e que geram outros. São eles: soberba, ganância, luxúria, gula, ira, inveja e preguiça.

O Catecismo da Igreja diz que: “O pecado é uma falta contra a razão, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro, para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens”. (§1849) Diz ainda o Catecismo que: “Aos olhos da fé, nenhum mal é mais grave do que o pecado, e nada tem consequencias piores para os próprios pecadores, para a Igreja e para o mundo inteiro”. (§1488)“O pecado está presente na história dos homens: seria inútil tentar ignorá-lo ou dar a esta realidade obscura outros nomes.” (§386)

Cadastre-se grátis e receba os meus artigos no seu e-mail

São Paulo, numa frase lapidar explica toda a hediondez do pecado e razão de todos os sofrimentos deste mundo: “O salário do pecado é a morte”. (Rm 6,23) Tudo o que há de mal na história do homem e do mundo é consequência do pecado, que começou com Adão: “Por meio de um só homem o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte, e assim a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. (Rm 5,12)

O Catecismo ensina que: “A morte corporal, à qual o homem teria sido subtraído se não tivesse pecado (GS, 18) é assim o último inimigo do homem a ser vencido”. (1Cor 15, 26)

O demônio escraviza a humanidade com a corrente do pecado. Jesus veio exatamente para quebrar essa corrente. São João deixa bem claro: “Sabeis que Ele se manifestou para tirar os pecados” (1Jo 3,5) “Para isto é que o Filho de Deus se manifestou, para destruir as obras do diabo” (1 Jo 3,8) essa “obra do diabo” é exatamente o pecado, que nos separa da intimidade e da comunhão com Deus, e nos rouba a vida bem aventurada. Para isso Jesus morreu na Cruz.

São João Batista apresentou Jesus, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29)

Os Dez Mandamentos são a salvaguarda contra o pecado. “Se queres entrar na vida guarda os mandamentos; não matarás, não adulterarás, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra pai e mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo”. (Dt 5,16,20; Lv 19,18) Diante da gravidade do pecado, o autor da Carta aos Hebreus chega a dizer aos cristãos: “Ainda não resististes até ao sangue na luta contra o pecado” ( Hb 12,4). O grande Agostinho de Hipona dizia que: “O pecado é o motivo da tua tristeza. Deixa a santidade ser o motivo da tua alegria.”

Prof. Felipe Aquino

Artigos relacionados: Ira

Soberba

A falsa paz espiritual

A raiz de todo sofrimento


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino