O Espírito Santo e a Igreja

O Espírito Santo é a alma da Igreja

A Igreja foi manifestada ao mundo no dia de Pentecostes. Jesus, glorificado à direita do Pai, após a sua Ascensão ao céu, enviou o Espírito Santo sobre a Igreja que instituíra sobre Pedro e os Apóstolos, tendo Maria como Mãe, para anunciar o Evangelho da salvação a todos os povos.

O dom do Espírito Santo foi a primeira grande graça que o Senhor conquistou para a sua Igreja pelos méritos da sua paixão e morte na cruz.Na oração eucarística da Missa de Pentecostes, a Igreja reza: “Para levar à plenitude os mistérios pascais, derramastes, hoje, o Espírito Santo prometido, em favor de vossos filhos e filhas. Desde o nascimento da Igreja é ele quem dá a todos os povos o conhecimento do verdadeiro Deus; e une, numa só fé, a diversidade das raças e línguas”.No dia de Pentecostes Deus deu início a reunificação dos seus filhos dispersos pelo pecado, desde o Paraíso. A confusão das línguas na torre de Babel é agora dissolvida numa só língua que todos entendem. Cristo é o Tronco da grande Árvore que é a Igreja, e o Seu Santo Espírito é a Seiva que circula em todos os seus ramos.

O Espírito Santo é a alma da Igreja. Dizia Santo Agostinho: “O que é o nosso espírito, isto é a nossa alma em relação aos nossos membros, assim é o Espírito Santo em relação aos membros de Cristo, ao Corpo de Cristo que é a Igreja” (Serm. 267,4). Na Encíclica “Mystici Corporis Christi”, o Papa Pio XII reafirma esse ensinamento dizendo que: “A esse Espírito de Cristo, como a princípio invisível, deve-se atribuir também a união de todas as partes do corpo tanto entre si como com sua Cabeça, pois que ele está todo na Cabeça, todo no Corpo e todo em cada um dos seus membros”. Da mesma forma São Paulo ensina que o Espírito Santo é que faz da Igreja “o Templo do Deus vivo” (2 Cor 6,16). “É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito Santo, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus” (Ef 2,22).

A “Lumen Gentium” nos ensina que: “Terminada a obra que o Pai havia confiado ao Filho para realizar na terra, foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes para santificar a Igreja permanentemente” (LG,4). É o Espírito Santo que faz a Igreja ser, como disse São Paulo, a comunidade dos “concidadãos dos santos e membros da família de Deus” (Ef 2,19).

Podemos dizer que da mesma forma que o Espírito Santo formou Jesus no seio da Virgem Maria, Ele que é a Cabeça da Igreja, igualmente forma os membros desse mesmo Corpo. Santo Ireneu (†202), com palavras impressionantes se expressava sobre a ação do Espírito Santo na Igreja: “Com efeito, é à própria Igreja que foi confiado o dom de Deus. É nela que foi depositada a comunhão com Cristo, isto é, o Espírito Santo, penhor da incorruptibilidade, confirmação de nossa fé e medida da nossa ascensão para Deus. Pois lá onde está a Igreja ali também está o Espírito de Deus; e lá onde está o Espírito de Deus, alí está a Igreja e toda a graça” (Adv.haer. 3.24.1). O mesmo ensinava Santo Hipólito (160-235): “A Igreja é o lugar onde floresce o Espírito”. Santo Agostinho (354-430) dizia o mesmo: “Onde está a Igreja aí está o Espírito de Deus. Na medida que alguém ama a Igreja é que possui o Espírito Santo”. E completava: “Fazei-vos Corpo de Cristo se quereis viver do Espírito de Cristo. Somente o Corpo de Cristo vive de Seu Espírito”.

È no coração da Igreja que encontramos o Espírito Santo. Quem não ama a Igreja não o encontra. Quem não o busca no seio da Igreja não o encontra, pois é ali que Ele mora. É ainda o Papa Pio XII, na mesma Encíclica já citada que afirma que o Espírito Santo é: “O princípio de toda ação vital e verdadeiramente salutar em cada uma das diversas partes do Corpo”.

O Espírito Santo age de muitas formas no Corpo de Cristo para edificá-lo na caridade. É essa a sua missão maior: formar o Corpo de Cristo, a família de Deus salva. “É por Ele que todo o Corpo – coordenado e unido por conexões que estão a seu dispor, trabalhando cada um conforme a atividade que lhe é própria – efetua esse crescimento, visando à sua plena edificação na caridade” (Ef 4,16).

Quanto mais cada cristão for “repleto” do Espírito Santo, tanto mais a Igreja o será, e tanto mais ela será edificada. “Que devemos fazer, irmãos?” Pedro lhes respondeu: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2,37-38). Deus Pai quer nos dar o Seu Espírito, porque sem Ele não conseguiremos fazer a Sua vontade e sermos cristãos verdadeiramente. O próprio Senhor disse isso explicitamente: “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem”( Lc 11,13).

Na Oração Eucarística [III], pedimos ao Pai: “…concedei que alimentando-nos com o corpo e o sangue do vosso Filho , sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só Espírito”. Pela Palavra de Deus, que São Paulo chama de “a espada do Espírito” (Ef 6,17), Ele faz com que o Povo de Deus adquira os “mesmos sentimentos de Cristo Jesus” (Fl 2,2). Pela força da Palavra o Espírito atua maravilhosamente no Corpo do Senhor. Como disse São Pedro: “Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus” (2 Pe 1,21).

Pela Sagrada Escritura o Espírito Santo ilumina a Igreja: “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (2Tm 3,16-17). Por esta Palavra, que o profeta Isaias chama de “uma espada cortante” (Is 49,2), e que São Pedro chama de “regeneradora e eterna” (1 Pe 1,23), o Espírito Santo educa e santifica a Igreja.

Pelos Sacramentos o Espírito Santo atua de forma poderosa na Igreja, e a faz crescer em graça e santidade. Pelo Batismo forma o Corpo de Cristo: “Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só Corpo…, e todos fomos impregnados do mesmo Espírito” (1 Cor 12,13). Pelos carismas, graças do Espírito Santo para a utilidade da Igreja, Ele edifica o Corpo de Cristo.

A “Lumen Gentium”, quando fala dos carismas, diz: “O Espírito Santo não se limita a santificar e dirigir o povo de Deus por meio dos sacramentos e ministérios, e a orná-lo com as virtudes, mas também, nos fiéis de todas as classes, “distribui individualmente e a cada um, conforme entende”, os seus dons(1Cor12,11) e as graças especiais que os tornam aptos e disponíveis para assumir os diversos cargos e ofícios úteis à renovação e maior incremento da Igreja”(LG,12). O Catecismo diz que: “São uma maravilhosa riqueza de graça para a vitalidade apostólica e para a santidade de todo o Corpo de Cristo, mas desde que se trate de dons que provenham verdadeiramente do Espírito Santo e que sejam exercidos de maneira plenamente conforme os impulsos autênticos deste mesmo Espírito, isto é, segundo a caridade, verdadeira medida dos carismas” (CIC, 800).

Cadastre-se grátis e receba os meus artigos no seu e-mail

Em sua Catequese sobre a Igreja, em 24 de junho de 1992, o Papa João Paulo II nos ensinou sobre os carismas: “A participação na missão messiânica, da parte do Povo de Deus, não é, portanto, procurada apenas pela estrutura ministerial e pela vida sacramental da Igreja. Provém também de outra via, a dos dons espirituais ou carismas”.

“No único Corpo, cada um deve desempenhar o próprio papel, segundo o carisma recebido. Ninguém pode receber todos os carismas, nem permitir-se invejar os carismas dos outros. O carisma de cada um deve ser respeitado e valorizado para o bem do Corpo.”

“Como toda a Comunidade eclesial foi posta por Cristo sob a guia da autoridade eclesiástica, esta é competente para julgar o valor e a autenticidade dos carismas…”

É ainda o Espírito Santo que leva a Igreja à verdade total: “Quando vier o Paráclito, o Espírito da verdade, ensinar-vos-à toda a verdade” (Jo 16,13). É por isso que há dois mil anos a Igreja guarda o “depósito da fé” intacto, na mesma firma que os Apóstolos receberam do Senhor.

O Espírito Santo embeleza e santifica a Igreja com os seus frutos, além de enriquecê-la com os carismas e guiá-la com os dons hierárquicos e carismáticos. “A uns Ele constituiu apóstolos, a outros, profetas; a outros evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa a construção do Corpo de Cristo…” (Ef 4,11-13). O Espírito Santo continuamente renova e rejuvenesce a Igreja com a força do Evangelho e a leva à união perfeita com o Esposo.“O Espírito e a Esposa dizem: Vem! “ (Apoc 22,17).

É o Espírito Santo quem age na hierarquia da santa Igreja, quando exerce as funções sacramentais, administrativas e jurídicas. É claro que Ele não anula a liberdade do ministro, e tanto mais opera quanto maior a sua santidade e submissão à vontade de Deus. É por Ele que a Igreja é infalível quando nos ensina o caminho da salvação. Lembremo-nos da grande promessa que Jesus fez aos Apóstolos na última Ceia: “Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á TODA a verdade…” (Jo16,13).

Após a Ressurreição Jesus voltou para junto do Pai, para reintroduzir o homem à Sua direita gloriosa, não para nos abandonar na nossa fraqueza. Enviando o Espírito Santo, Ele agora, mais do que “entre” nós, está “em” cada um de nós.

Prof. Felipe Aquino

Artigos relacionados: Reinflama o Carisma

Pentecostes

Santificados pelo Espírito Santo


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino