Amar a Lei de Deus

Aprendendo amar as Leis de Deus

Não há lei melhor que a que Deus nos deu. Ele nos criou por amor e para o amor, “para participar de sua vida bem-aventurada” (Cat.§1), nos deu leis sábias e santas para chegarmos a essa felicidade.

Ou será que alguém é melhor do que Deus e pode nos dar leis e preceitos melhor para viver? Não. Ninguém é melhor do que Deus; ninguém é mais sábio, douto e santo do que Ele. E mais, ninguém aceitou enfrentar a cruz para nos salvar da morte eterna.
Por isso, ninguém é feliz se não viver as Suas leis, e a razão é simples: ninguém nos ama mais do que Deus; ele é nosso Criador, e nos conhece como ninguém. Com muita sabedoria e fé disse o Dr. Francis Collin, gerente do Projeto Genoma Humano: “O ateísmo é a mais irracional das opções”.

Todo o longo Salmo 118, o mais longo, proclama a beleza da lei de Deus. São 176 versículos glorificando a lei de Deus. Leia e medite em algumas dessas pérolas:

“Felizes aqueles cuja vida é pura, e seguem a lei do Senhor” (v. 1).

“Não serei então confundido, se fixar os olhos nos vossos mandamentos” (v.6)

“Na observância de vossas ordens eu me alegro, muito mais do que em todas as riquezas” (v.14)

“Vossos mandamentos continuam a ser minhas delícias. Eterna é a justiça das Vossas prescrições, dai-me a compreensão delas para que eu viva” (v. 143-144).

“Vossos preceitos são minhas delícias, meus conselheiros são as vossas leis” (v.26).

“Escolhi o caminho da verdade, impus-me os vossos decretos”(v.30).

“O único consolo em minha aflição é que vossa palavra me dá vida” (v.50).

“Mais vale para mim a lei de vossa boca que montes de ouro e prata” (v.72).

“É eterna, Senhor, vossa palavra, tão estável como o céu” (v.89).

“Jamais esquecerei vossos preceitos, porque por eles é que me dais a vida” (v.93).

“Vossos preceitos me fizeram sábio, por isso odeio toda senda iníqua” (v.104).

“Vossa palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho” (v.105).

“Muitas lágrimas correram de meus olhos, por não ver observada a vossa lei” (v.136)

“Apesar da angústia e da tribulação que caíram sobre mim, vossos mandamentos continuam a ser minhas delícias” (v.143).

Por tudo isso é que a Carta aos hebreus diz que: “A palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e atinge até à divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4,12).

Cadastre-se grátis e receba os meus artigos no seu e-mail

E São Paulo diz: “Por isso também damos graças sem cessar a Deus porque recebestes a palavra de Deus, que de nós ouvistes. Vós a recebestes não como palavra de homens, mas como realmente é: Palavra de Deus, que age eficazmente em vós que crestes” (1 Ts 2,13).

“Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para persuadir, para corrigir e formar na justiça” (2Tm 3,16).

“Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não voltam sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado a minha vontade e cumprido a sua missão” (Is 55,10).

Nosso mundo moderno e auto-suficiente, infelizmente já não precisa mais de Deus; vive como se Deus não existisse, e agora sofre. O Papa Bento XVI disse que o homem moderno construiu um mundo que não tem mais lugar para Deus.

Os homens criaram milhares de leis e muitos códigos de Direito para serem felizes, mas infelizmente não querem obedecer a apenas Dez Mandamentos que o Criador nos deu para nossa felicidade. Se seguissem voluntariamente esses Mandamentos, não seriam necessários tantos códigos de leis e tantos presídios. Mas ninguém pode seguir os Mandamentos de Deus se não amar a Deus.

É a religião que dá base moral a todas as outras atividades. Como disse Dostoiwiski, em “Os Demônios”, “se Deus não existe, então, eu sou deus”. E faço o que eu quero, vivo segundo as “minhas” pobres leis. Esta é hoje a grande ameaça à humanidade: o homem ocupa o lugar de Deus. Como disse João Paulo II; no século XX os falsos profetas se fizeram ouvir.

Prof. Felipe Aquino


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino