A Minha Experiência Como Pai

10436186_506756509454425_7631216900178210544_nDeus me deu alegria de ser pai. Pai de cinco filhos; queríamos ter mais, mas um mioma obrigou minha querida a ter que retirar os ovários e útero. Hoje já estão todos casados, formados e com seus filhos; os onze netos nos enchem de alegria e realização. As pessoas não sabem o quanto perdem por rejeitar ter filhos.

Nasci numa família numerosa, oito irmãos, não precisávamos ter muitos brinquedos, e nem havia dinheiro para isso, mas bastavam algumas bolinhas de gude, uma bola de futebol e algumas pipas para a gente passar os dias de férias se divertindo muito.

Gostei tanto da minha infância, dos meus irmãos, que eu desejei logo me casar, e isso se deu quando eu tinha 22 anos, recém-formado. Recebi meu primeiro diploma no dia 5 de fevereiro e me casei no dia seguinte. E nosso Mateus, nosso primogênito, nasceu no dia 5 de fevereiro do ano seguinte. Que alegria! Que festa! Depois dele foram nascendo os outros, a Pri, o Davi, o Lucas e o André. Um diferente do outro, cada um com sua riqueza própria.

Lembro-me daquele quintal cheio de fraldas de pano balançando no vento como velas de um barco sem água. Não havia as descartáveis. Lembro-me ‘dela’ lá naquele tanque de roupas, as lavando e passando… Que saudade!

Lembro-me dos tombos deles, dos choros, das brigas, mas também de muito carinho. Lembro-me das histórias que contava na cama para eles dormirem, e que agora virou livro. Lembro-me dos passeios, do carro apertado com nós sete lá dentro e ainda as malas… Lembro-me que tudo era festa e que Deus estava conosco sempre, pois a gente sempre rezava junto o santo Terço. Ah! me lembro de tanta coisa que é até difícil escrever sem me emocionar…

É claro que tive de trabalhar muito a vida toda para mantê-los, educá-los e formá-los, mas há missão mais bela do que esta?
Será que há algo neste mundo mais digno, mais belo e mais sagrado do que gerar e educar um ser humano, imagem do Criador?

Sei que um dia tudo vai passar, mas meus filhos não, meus netos não. Existirão para sempre. Valeu a pena ter nascido e ter vivido!

Victor Hugo disse um dia que a verdadeira alegria é aquela que se encontra no lar. É verdade, eu experimentei isso; não troco um final de semana com eles por nenhuma outra atração externa; só os deixo pelo serviço do Reino de Deus. Nada mais, só por Ti Jesus, pelo amor às almas que precisam ouvir a palavra de Deus.

Hoje já não sou mais eu que cuido deles, são eles que agora cuidam de mim com toda diligência. Pode haver alegria maior?

Se eu tivesse que refazer tudo novamente, o faria com mais alegria ainda; pois tudo isso me ensinou que o que vale é a vida, acima de tudo.

Sei que não há felicidade maior neste mundo do que ter filhos bons, amáveis, religiosos, trabalhadores e serviçais; e quem faz isso é você querido pai cuja festa hoje celebramos.

Parabéns, que Deus o abençoe copiosamente neste dia!


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino