Mês das Missões

caminhar para a cruz canstockphoto5455497“Trazer católicos de volta para a Igreja”

Estamos no mês das missões; tempo de evangelizar. Penso que mais do que “fazer novos católicos”, temos de buscar aqueles que foram batizados na Igreja, mas se afastaram dela por algum motivo; isto é, evangelizar os batizados. Muitos foram batizados, mas não receberam depois uma boa catequese; por isso, deixaram de frequentar a Igreja, de receber os Sacramentos, de ler a Bíblia, de participar da Missa dominical, etc.

Sabemos que há uma grande maioria de católicos nestes casos. Então, a evangelização mais urgente em nossos dias é “trazer de volta para a Igreja” os seus filhos que a abandonaram por não conhecerem a sua beleza e tudo o que ela representa de bom. Muitos católicos, porque não conhecem a Igreja e a sua verdadeira e bela história, a abandonaram, trocando-a por uma seita fundada por um homem.

O empresário americano Tom Peterson, que voltou à Igreja depois de um retiro espiritual, criou um belo Projeto com o nome “Católicos, voltem para casa”. Publicou um interessante vídeo na internet [http://goo.gl/NsjMY] onde mostra a beleza e a força da Igreja católica, formada de pobres e ricos, de negros e brancos, pecadores e santos, a Instituição que mais caridade faz no mundo (hospitais, orfanatos, creches, escolas…), que desenvolveu a ciência, a arte, a música, o direito, a arquitetura, a astronomia, que fundou no mundo o sistema universitário, que defende a dignidade humana, preserva o casamento e a família, que homenageou os países e cidades com nomes santos, que compilou a Bíblia, assistida pelo Espírito Santo, que guardou a Tradição dos Apóstolos que tem nos guiado por 2000 anos.

Peterson mostra que somos mais de um bilhão de fiéis compartilhando os sacramentos e a Palavra de Deus. Foi o próprio Jesus quem a fundou e lançou seus fundamentos sobre Pedro e os Apóstolos (Mt 16,16-20). Por mais de 2000 anos tivemos uma série ininterrupta de Pastores (Papa, bispos e sacerdotes), guiando a Igreja na verdade, no meio de um mundo confuso e difícil de viver.

Tom Peterson lançou também o livro “Catholics come home” (Católicos, voltem para casa), que a Editora Cléofas agora publicou em português. Fomos atrás de Tom nos EUA, que com muita alegria e satisfação nos atendeu e possibilitou a tradução do livro em português. Este livro é parte integrante do seu Projeto.

Graças à campanha “Catholics come home”, (Católicos, voltem para casa) mais de 200.000 mil pessoas nos Estados Unidos, entre ateus, ex-católicos e católicos não-praticantes, decidiram voltar ao seio da Igreja para viver e testemunhar a fé católica, disse um artigo da Zenit. Org, de 6 de Maio de 2010. Hoje já são milhões que voltaram à Igreja católica.

Estamos empenhados neste Projeto no Brasil. Tom Peterson deverá vir ao Brasil em 2015 para uma série de eventos.

Você já pode adquirir este livro no site da Editora Cléofas: catolicos_voltem_para_casa_menor


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino