Oração de consagração do matrimônio

A família é a célula principal do plano de Deus para os homens, e ela surge com o matrimônio.

Consagre seu matrimônio a Deus 

Meu Deus, animado pelo poder e pela força do sacramento do matrimônio, encontro-me, hoje, aqui, para consagrar totalmente e mais uma vez nosso relacionamento.

Consagro e relembro, agora, com alegria, o dia em que pronunciamos, no altar, perante o sacerdote, nossos parentes e amigos, o compromisso de nos tornarmos uma só carne por meio de um ‘sim’ selado, confirmado e abençoado pelo Senhor.

Consagro nosso passado e cada dia do nosso casamento em que pensei não ser capaz de sustentar e levar adiante o meu ‘sim’. Entrego tudo ao Seu Amor, pedindo que cure, em nosso coração, as feridas que causaram dor e ressentimento.

Consagro nosso presente e todas as situações que estamos vivendo agora. Coloco tudo em Suas mãos, e também as dificuldades e as alegrias de nossa vida em comum. Peço a graça para dizer meu ‘sim’ no dia de hoje, pedindo perdão e perdoando profundamente (meu esposo/minha esposa).

Consagro nosso futuro, consagro o ‘sim’ de cada dia que há de vir, vivendo cada um desses dias com o mesmo amor e entusiasmo do dia de nosso casamento.

Comprometo-me, deste momento em diante, a ser um instrumento de santificação e salvação eterna para meu cônjuge.

Amém.

(Autor: padre Eduardo Dougherty, scj)


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino