Tanto que foi declarado “doutor da Igreja” pelo Papa Pio IX, pois seus escritos “A Trindade e a Fé” foram muito importantes na luta conta o arianismo, uma heresia muito forte de seu tempo.
Conheça abaixo alguns dos ensinamentos que Santo Hilário nos deixou:
1. “A maior alegria que podemos dar a Maria Santíssima é a de levar Jesus Eucarístico no nosso peito”.
2. “Foi sempre privilégio da Igreja, vencer quando é ferida, progredir quando é abandonada, crescer em ciência quando é atacada”.
3. “Tal é a expressão da natureza incompreensível do Pai. […] Para O exprimir, as palavras só podem calar-se; para O sondar, o pensamento fica inerte; e para O alcançar, a inteligência sente-se limitada”.
4. “Temos de acreditar nele (em Deus), de procurar compreendê-Lo e de adorá-Lo; fazendo-o, estaremos a falar dele”.
5. “Este Salmo (Sl 14) deve estar fundado no íntimo, escrito no coração, anotado na memória; o tesouro da sua rica brevidade deve ser confrontado conosco em todos os momentos. E assim, adquire esta riqueza no caminho rumo à eternidade e habitando na Igreja, poderemos finalmente repousar na glória do corpo de Cristo”.
Leia também: Arianismo – Niceia
6. “As honrarias desse mundo são negócios do demônio”.
7. “Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água, o Espírito Santo voa sobre nós do alto do Céu e que, adotados pela Voz do Pai, nos tornamos filhos de Deus”.
8. “É preciso suplicar o auxílio de Vossa Misericórdia”.
9. “Nós somos pobres, e por isso pedimos o que nos falta; perscrutamos com esforço obstinado as palavras de vossos profetas e apóstolos, e batemos com insistência para que se abram para nós as portas do conhecimento da verdade. Mas é somente de Vós que depende dar o que se pede, estar presente, quando se procura, e abrir para quem bate”.
10. “Dai-nos, pois, o significado autêntico das palavras, dai-nos a luz da inteligência, a perfeição da linguagem, a verdadeira fé. Tornai-nos capazes de exprimir nossa fé, ou seja, que vós sois o único Deus Pai e que há um único Senhor Jesus Cristo, segundo nos transmitiram os profetas e apóstolos”.