Como fazer a vontade de Deus?

10 Pensamentos de Santo Afonso de Ligório, Doutor da Igreja, fundador da Congregação dos Padres Redentoristas:

1. Se estivermos unidos à vontade divina em todas as tributações, é certo, vamos nos tornar santos e seremos os mais felizes do mundo.

2. Quem vive inteiramente unido e abandonado à vontade de Deus, não fica orgulhoso com seus sucessos, nem fica desanimado com os fracassos, pois sabe que tudo vem da mesma mão de Deus.

3. O segredo da santidade é: “Fazer o que Deus quer e querer o que Deus faz”.

4. Não se preocupe em fazer muitas coisas mas procura realizar perfeitamente aquilo que ache ser da vontade de Deus.

Leia também: Santo Afonso de Ligório e a Oração

10 Ensinamentos de Santo Afonso de Ligório, fundador dos Redentoristas

Qual a vontade de Deus para minha vida?

Santificados na vontade de Deus

Aqui se faz a vontade de Deus!

5. Coloque as menores obrigações de seu estado antes das ações mais grandiosas e gloriosas, porque nessas pode haver lugar para o amor próprio, enquanto que naquelas se encontra certamente a vontade de Deus.

6. O verdadeiro amor consiste em nos conformarmos em tudo, com a vontade de Deus, em renunciar a nós mesmos e em preferir o que mais agrada a Deus, somente porque ele o merece.

7. Quem ama de verdade a Jesus Cristo, ama só o que lhe agrada e só porque lhe agrada, quando, onde e como ele quer; seja em trabalhos importantes ou em ocupações simples, numa vida distinta no mundo ou escondida e desprezada.

8. A santidade consiste: primeiro, numa verdadeira renúncia de si mesmo; segundo, numa total mortificação das próprias paixões; terceiro, numa perfeita conformidade com a vontade de Deus.

9. É melhor colocar como finalidade das nossas ações a vontade de Deus, do que a sua glória. Pois, fazendo a sua vontade, buscamos também a sua glória. Mas, propondo-nos a glória de Deus, muitas vezes nos enganamos fazendo a nossa vontade, com o pretexto da glória de Deus.

10. Não podemos ter maior garantia de agradarmos a Deus, do que aceitando de boa vontade as cruzes mandadas por Ele.


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino