10 Ensinamentos de São Maximiliano de Kolbe: O Cavaleiro da Imaculada

Aprenda, com a fé e devoção deste grande santo de nossa Igreja, a amar ainda mais a Virgem Maria!

1. Deus, que nos deu uma vontade livre, quer que O sirvamos livremente como instrumentos, ajustando a nossa vontade à sua, do mesmo modo que sua Santíssima Mãe, quando diz: “Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a sua palavra”.

2. A expressão «faça-se em mim» deve ressoar constantemente nos nossos lábios, pois entre a vontade da Imaculada e a nossa deve existir uma harmonia completa. Então que devemos fazer? Deixemo-nos conduzir por Maria e nada teremos a temer.

3. Não tenham medo de amar demasiado a Imaculada; jamais poderemos igualar o amor que teve por Ela o próprio Jesus: e imitar Jesus é nossa santificação.

4. A Imaculada, nossa Mãe amorosa, sempre nos rodeou de cuidados e de ternura e velará sempre… Por que vocês se preocupam, meus filhos? Nada de mal nos pode acontecer, se Deus e a Imaculada não o permitirem. Deixemo-nos conduzir por ela cada vez mais docilmente, para onde ela nos quiser levar seja qual for seu desejo, a fim de que, cumprindo nosso dever, possamos através do amor, salvar todas as almas.

Leia também: 14/08 – São Maximiliano Maria Kolbe

5. Não confies de forma alguma em ti mesmo; em tudo confia totalmente na Misericórdia Divina, que te guia por meio da Imaculada.

6. Quanto mais pertençamos à Imaculada, tanto melhor compreenderemos e amaremos o Coração de Jesus.

7. Confiando-nos ao Coração da Mãe, nós nos aproximamos do Coração do Filho.

8. Ela nos ensinará como- dia após dia, minuto após minuto, no fiel cumprimento dos nossos deveres comuns e no compromisso de nos conformarmos com a vontade de Deus.

9. Imaginemos ser um pincel nas mãos de um pintor infinitamente perfeito. O que deve fazer um pincel para que o quadro não seja o mais lindo possível? Deve deixar-se guiar de modo mais perfeito. Com o ato de consagração nós nos oferecemos à Imaculada como propriedade absoluta.

10. Quando surgem dificuldades, ofereça-as a Nossa Senhora, a fim de que aconteça o que Ela quiser.


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino