São Filipe Néri e a mulher maledicente

Você irá se surpreender com a lição firme e amorosa que São Filipe Néri deu a uma mulher que não conseguia vencer o vício de falar mal dos outros…

Havia uma mulher que era muito maledicente; não conseguia vencer esta péssima mania e se confessava sempre com o padre Filipe. Ele já lhe tinha dado vários conselhos, mas ela continuava sem deixar este péssimo costume de falar mal dos outros.

Percebendo que a mulher não conseguia deixar este vício, resolveu dar-lhe uma penitência pesada.

Leia também: Como usar as palavras

9 dados incríveis da vida de São Felipe Neri

10 Ensinamentos de São Filipe Néri

O Pentecostes de São Filipe Néri

Cortai as minhas amarras

Como penitência, mandou que a mulher, quando matasse uma galinha para comer, pegasse as suas penas, e saísse pela cidade espalhando as penas ao vento. Para cumprir a penitência, a mulher fez o que São Filipe mandou, e voltou a falar com ele, achando que já tinha cumprido a penitência.

Mas, Filipe lhe disse: “Agora, você vai voltar pelas mesmas ruas onde lançou as penas ao vento, e vai recolher cada uma das penas e trazê-las aqui, sem perder nenhuma delas”.

Então a mulher lhe disse: “Mas padre, é impossível, o vento levou embora todas as penas, ventava muito”.

Então o padre lhe mostrou a gravidade das suas maledicências, que uma vez espalhadas, nunca mais é possível cancelá-las e faz muito mal às pessoas. Esta história se espalhou logo entre muita gente e muitos lugares.

Que lição podemos tirar para a nossa vida, não é mesmo?!

Conheça outros fatos interessantes na vida de São Filipe Néri em sua biografia: São Filipe Néri – O Apóstolo de Roma –

Retirado do livro: “São Filipe Néri – O Apóstolo de Roma -“. Prof. Felipe Aquino. Ed. Cléofas.


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino