Três chaves para viver intensa e plenamente as férias

Através de uma mensagem de vídeo, o Bispo de San Francisco (Argentina), Dom Sergio Buenanueva, explicou como “viver intensa e plenamente” as férias.

“Vamos tirar férias de Deus? Nem férias de Deus nem de nós mesmos”, pelo contrário, “Deus está mais próximo” durante esse período, assegurou.

“As férias são um tempo de graça porque nos permitem aproximar-nos de Deus”, são para fazer “a experiência de que somos muito mais do que o nosso trabalho, que o homem é verdadeiramente homem. Na liberdade e na gratuidade desses momentos que compartilhamos especialmente com nossos entes queridos é que somos livres”, disse Dom Buenanueva.

1. Ativar todos os sentidos

Assim como Deus descansou no sétimo dia da criação, Dom Buenanueva sugeriu ativar todos os sentidos para observar “a beleza deste mundo que Deus criou e a beleza que os homens somos capazes de criar”.

“Ative todos os seus sentidos: os externos, os internos como a imaginação, que são os canais pelos quais a realidade entra em nossa vida e, especialmente, aquele aspecto da realidade que é a beleza”.

Leia também: Viver na presença de Deus

5 “rostos” de Cristo para aproximar-se dele na vida diária

Amar o trabalho para ser feliz…

2. Priorizar seus vínculos

Em segundo lugar, o Bispo de San Francisco sugeriu “dar prioridade aos vínculos, porque nada nos humaniza mais do que nossos vínculos e, às vezes, no ano de trabalho, com tantas ocupações e preocupações, nossos laços são deixados de lado”, alertou.

“Por isso recuperar o tempo para estar com nossa família, nossos entes queridos que nos amam, nossos pais, nossos irmãos, os amigos que nos fazem sair das férias renovados, mais jovens”, acrescentou.

3. Viver em coerência

A última sugestão para aproveitar as férias é “viver em coerência, recuperar a coerência dos nossos valores mais profundos, humanos, cristãos, o que realmente nos faz pessoas”, recomendou.

“Pelo contrário, quando em nossas vidas e nas férias deixamos entrar o descontrole, exacerbação dos sentidos, como podem ser os excessos na comunidade, o vício, o álcool ou o descontrole na sexualidade ou na diversão, podemos ter um momento de alegria intensa, mas depois vem o vazio. Consistência é a melhor maneira de descansar”, assegurou.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/tres-chaves-para-viver-intensa-e-plenamente-as-ferias-57439


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino