6 práticas concretas para viver a Quaresma

Para viver a Quaresma com propósito, Ir. Luis Eduardo Rodriguez Alger, que pertence aos Legionários de Cristo, compartilha 6 práticas concretas para trabalhar a oração, a esmola e o jejum, pontos essenciais durante este tempo litúrgico.

Para trabalhar no ponto da oração, devemos “aprofundar a vida sacramental. Posso me confessar, posso participar da Missa mais dias, e não apenas aos domingos, e receber a comunhão”.

Além disso, recorda que “todos esses sacramentos nos encherão de graça e da força do Espírito Santo para perseverar e poder caminhar para a Páscoa do Senhor”.

O segundo propósito implica a realização de mais oração. “Posso fazer alguma oração extra, como ler a Bíblia. Se lêssemos a Bíblia três ou cinco minutos por dia, quão diferente seria a nossa vida”, assegura.

Leia também: Como viver a Quaresma?

Conselhos para viver as 3 dimensões fundamentais da Quaresma

Qual penitência escolher para viver este período da Quaresma?

40 resoluções concretas para viver uma santa Quaresma

Como viver bem o tempo da Quaresma

Com relação ao jejum, reflete sobre a associação imediata entre o jejum e os alimentos. “Quando pensamos em jejum, muitas vezes pensamos em quais coisas não vamos comer: não vou comer sobremesas, não vou tomar ‘Coca-Cola’… Mas não se trata de fazer uma dieta”.

De acordo com Ir. Luis, durante esta Quaresma podemos jejuar de “palavras desnecessárias”, como “queixas, críticas ou palavrões”.

Para o quarto propósito, que está relacionado com o jejum, o irmão convida a jejuar de coisas que gostamos de “ver”, como séries ou filmes, e considerar “o que eu posso parar de ver” nesta Quaresma.

Ouça também: Leituras que podem nos ajudar no tempo da Quaresma

Destacou que a esmola anda de mãos dadas com o jejum. “Se estamos jejuando de palavras negativas, talvez possamos fazer esmolas de boas palavras: um comentário, uma ajuda, algo de bom que possamos dizer com palavras”, afirmou.

Para o sexto propósito, motivou a realizar atos de caridade para alguém que precisa de nós.

Propôs que “podemos ir ao encontro de alguma pessoa que realmente precise de nossa ajuda e fazer um ato de caridade com essa pessoa sem que ela note e que ninguém perceba”, e se referiu a esta prática como uma “caridade escondida”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/6-praticas-concretas-para-viver-a-quaresma-53860


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino