5 conselhos para viver bem a Semana Santa

Como viver bem a Semana Santa? Pe. Gianfranco Castellanos Melzi, Capelão da Universidade Católica San Pablo de Arequipa, no Peru, compartilha estes 5 conselhos para que todo cristão possa acompanhar cada passo da liturgia deste tempo.

1. Diminuir as distrações: O sacerdote explicou que como são dias que constituem um caminho que vai do sofrimento e dor à alegria, é importante “reduzir tudo aquilo que impeça a reflexão e recordar o motivo pelo qual é feriado”.

2. Participar das liturgias: “Não há motivo para não participar de cada rito”, assegurou Pe. Castellanos, que argumentou que todos os lugares, todas as igrejas realizam as celebrações da Semana Santa.

3. Confissão: Também recordou que a Igreja Católica recomenda receber a comunhão pelo menos uma vez por ano na Páscoa, então, “seria importante realizar uma boa confissão durante a Semana Santa para poder se aproximar da comunhão”.

4. Jejum: Da mesma forma, a Igreja sugere, “com um sentido penitencial”, a prática do jejum e da abstinência dois dias por ano: Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa.

Leia mais: O jejum quaresmal

Jejum e Ascese

O que é jejuar? Qual o efeito do jejum em nossa vida e quais as formas de jejum?

5. Alegria Pascal: Finalmente, Pe. Castellanos afirmou que “os cristãos devem se cumprimentar no dia da Páscoa como no Natal“.

A saudação pascal é uma tradição que “não deve ser perdida”, pois é “a alegria de saber que Jesus venceu a morte ressuscitando, cumprindo com sua promessa de salvação”, concluiu o sacerdote.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/5-conselhos-para-viver-bem-a-semana-santa-84680


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino