Perguntas e Respostas sobre a Bíblia

Quantos são livros que compõem a Bíblia?


A Bíblia compreende 46 escritos do Antigo Testamento e 27 do Novo. O elenco completo dos livros sagrados, que a Igreja reconhece como inspirados, é chamado cânon das Escrituras Sagradas.

Que significa dizer que a Bíblia é inspirada?

Significa que o Espírito Santo inspirou os autores humanos da Bíblia, os quais escreveram o que Ele lhes ensinou.

Por que a Sagrada Escritura ensina a verdade?

Porque o próprio Deus é o autor da Sagrada Escritura. Não é, portanto “uma palavra escrita e muda, mas o Verbo encarnado e vivente” (São Bernardo de Claraval).

Qual a importância do antigo Testamento para os cristãos?

Os cristãos veneram o Antigo Testamento como palavra verdadeira de Deus: todos os seus livros são divinamente inspirados e conservam um valor perene; testemunham a divina pedagogia do amor salvífico de Deus. Foram escritos sobretudo para preparar o advento de Cristo Salvador do universo.

Leia também: Os livros da Bíblia

Antigo Testamento: lendas ou história real?

O que é inspiração bíblica?

A Sagrada Escritura

Qual a importância do Novo Testamento para os cristãos?

O Novo Testamento, cujo tema central é Jesus Cristo, nos comunica a verdade definitiva da Revelação divina. Nele, os quatro Evangelhos, de Mateus, Marcos, Lucas e João, por serem o principal testemunho da vida e da doutrina de Jesus, constituem o coração de todas as Escrituras e ocupam um lugar único na Igreja.

Que unidade existe entre o Antigo e o Novo Testamento?

A Escritura é uma, pois única é a Palavra de Deus, único o projeto salvífico de Deus, única a inspiração divina de ambos os Testamentos. O Antigo Testamento prepara o Novo e o Novo Testamento dá cumprimento ao Antigo: os dois se iluminam mutuamente.

Qual a função da Sagrada Escritura na vida da Igreja?

A Sagrada Escritura dá sustento e vigor à vida da Igreja. É, para os seus filhos, firmeza na fé, alimento e fonte de vida espiritual. É a alma da teologia e da pregação pastoral. Ela é, como diz o Salmista, “lâmpada para os meus passos e luz para o meu caminho” (Sal 119, 105). Por esta razão, a Igreja aconselha a leitura frequente da Sagrada Escritura, porque “a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo” (São Jerônimo, Compêndio 21-24).

Retirado do livro: “A Eucaristia, Pão de Vida Eterna”. Raffaello Martinelli. Ed. Cléofas e Cultor de Livros.


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino