Cultive a vida interior - Parte I

Jesus disse que onde estiver o nosso tesouro, aí estará o nosso coração, a nossa vida. E é fácil saber qual é o nosso tesouro; pois Jesus disse também que a boca fala daquilo que está cheio o coração.

Do que você tem falado? Só de dinheiro, de carros, de casas, de viagens? Onde está o seu tesouro, dentro ou fora de você?

Você é alguém muito importante e isto não é uma invenção minha, é algo decidido por Deus ao fazê-lo Seu “filho”. Mas é imprescindível ter consciência disso e construir a vida sobre este paradigma, esta verdade existencial, para que a sua vida seja construída sobre bases sólidas.

Você já sabe que a sua dignidade está nisto: você é “filho de Deus”. Mas é preciso interiorizar esta verdade, fazê-la descer da cabeça para o coração, para a vida; isto é, passar a viver guiado por esta realidade; tê-la como o valor central da vida.

Não basta você chamar a Deus de Pai no Pai-Nosso, viva isto. Faça esta oração com profundidade… reze isto com a sua vida.

Contemple esta verdade sempre, continuamente, e conforme sua vida a ela. Se você fizer isto a sua vida será importante para você mesmo e sua autoestima não dependerá da sua posição social, do seu dinheiro ou das viagens que você faz.

Sem esta base sólida sobre a qual a vida deve ser construída, você estaria construindo a sua casa na areia movediça. É por faltar isto que a maioria das pessoas corre sem cessar, briga com os outros, não tem paz e tornam-se às vezes depressivas.

Pare de correr, e pergunte para você mesmo: Quem sou eu? O que preciso para ser feliz?

A resposta você já sabe; mas precisa aceitá-la, degustála no espírito e viver segundo ela.

Quando você começar a viver nesta nova dimensão de filho de Deus, irmão de Jesus Cristo, mesmo que as circunstâncias mudem, para melhor ou para pior, você não será abalado e triturado pelos acontecimentos desagradáveis.

Mesmo que você perca tudo, sempre lhe restará o “mais importante”, a sua identidade original que você carrega conscientemente. Esta será a sua grande liberdade, insuperável qualquer que seja a limitação física a que você esteja preso.

Saint Exupery exprimia dizendo que: “o importante é invisível aos olhos”.

Se o “seu valor” estiver no seu íntimo nada poderá atingir você. Sua felicidade não vai depender dos elogios e nem das críticas ou ofensas que receber. As vitórias e derrotas parecer-lhes-ão mais aparentes do que reais.

Quando é o nosso ego que nos põe a correr atrás dos castelos de areia e das joias de fantasia, pagamos um preço muito caro. De repente você se vê lutando contra o mundo, com medo de ser superado pelos outros e ultrapassado. Está sempre desconfiado, como se a qualquer hora fosse sofrer uma emboscada. Assim você vai pela vida, vencendo quem sabe à custa de “chutar os outros”, até que talvez encontre alguém mais forte do que você… Isto não é vida!

Cadastre-se grátis e receba os meus artigos no seu e-mail

É claro que você precisa lutar para realizar tudo o que é bom para a sua vida e sua família, mas sem se preocupar demais com os resultados. Deixe-os “por conta de Deus”.

A lógica da vida é esta: o homem colhe o que planta. Plante coisas boas, com capricho e retidão, e os frutos serão colhidos naturalmente.

No mais, deixe Deus conduzir a sua vida para onde Ele quiser. Ele fará isso com uma decisão sábia e amorosa.

Prof. Felipe Aquino


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino