Aqui estou, Senhor, cheio de juventude e esperança. Sinto em meu corpo e em meu íntimo as forças da vida que me impulsionam para o crescimento e para a plenitude da idade adulta.
Só Vós, ó Pai, que me chamastes à existência e me dais uma missão a cumprir neste mundo.
Só Vós que me concedeis a graça da fé e alimentais em mim a esperança da salvação.
Só Vós que me ofereceis o Vosso amor e pedis que eu Vos ame, amando a meus irmãos deste mundo.
Ajudai-me, Senhor, para que eu desenvolva e empregue para o bem as energias que tenho em mim. Que eu seja capaz de colaborar para uma sociedade mais fraterna, mais verdadeira e mais justa. Que eu não desanime em minhas falhas, não me deixe arrastar pelos maus exemplos e não perca o ânimo nas decepções.
Concedei que a minha presença e as minhas atitudes façam renascer a esperança dos mais velhos e contribuam para levantar os que fracassaram. Que eu conserve a coragem de ajudar e não caia nunca nas garras do egoísmo.
Que o amor que eu sinto nascer em mim não se apague, que o meu coração esteja sempre aberto para Vós e para todos.
Iluminai-me com Vossa sabedoria para que eu saiba distinguir entre o bem e o mal, a verdade e o erro, o que edifica e o que destrói. Dai-me docilidade para respeitar e ouvir os que têm mais experiência, principalmente meus pais e aqueles que são responsáveis pela minha formação.
Que estes chamados para a verdade e para a justiça que ressoam em meu interior, se concretizem pela adesão consciente à Igreja.
Dai-me o Espírito Santo, para que, com os outros jovens, e a exemplo de Jesus Cristo, eu me transforme em sangue novo a perpetuar a salvação. Assim seja.
Amém.
Texto retirado do livro: “Orações de todos os Tempos da Igreja”