Tem paciência contigo!

Saber+Esperar_largeÉ preciso que tenhamos muita paciência conosco e ainda mais do que com outros. Somos, às vezes, insuportáveis a nós mesmo. Tanta miséria, quedas repetidas, defeitos incorrigíveis, fraquezas vergonhosas, covardia, desânimo, pecados sobre pecados! Oh! Que desolação! Não nos perturbemos.

Calma e paciência. Quanto mais perturbação tanto pior. É orgulho não nos conformarmos com a nossa fraqueza e a nossa miséria. Às vezes é mais fácil termos paciência com os outros do que conosco. Com a natureza rebelde, atrevida, grosseira que possuímos, perdemos a calma!

Não maltratemos o nosso jumentinho a pancadas de impaciência. É pior. Será preferível que lhe demos boa ração de calma e tranquilidade e confiança. Um dia Nosso Senhor disse a uma dessas almas já quase desesperadas com a sua má natureza, sempre rebelde e recalcitrante: “Minha filha, fui tão paciência contigo, pois é preciso que também tenhas paciência contigo mesma”.breviario_da_confianca_

Tenhamos então muita paciência conosco. Se Nosso Senhor, que é a Infinita Justiça, a própria Santidade, se Ele que tanto odeia o pecado nos suporta por misericórdia, – por que não nos havemos de suportar na miséria?

Trecho retirado do livro: O Breviário da Confiança


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino