Olá galera do Bem…!!
A idéia desse post, seguindo a bela sugestão de minha irmã de comunidade, Patrícia Cabral, é passar um pouco do que aprendi e ainda continuo aprendendo sobre telejornalismo. Antes de darmos os primeiros passos preciso me apresentar. Hoje, pela graça do Senhor, estou no telejornalismo da Canção Nova. Divido a bancada de apresentação com Luciane Marins de segunda a sexta das 19.30 as 20.00. Antes trabalhei por 17 anos em emissoras filiadas a TV Globo, em Campos dos Goitacazes-RJ, minha cidade natal, em Cachoeiro do Itapemirim-ES, a cidade que me apresentou a Canção Nova, Macaé-RJ, etc. Foi um tempo de muito aprendizado, de experiências muito boas e também muito difícieis.
Aprendi a ser um contador de histórias, que necessáriamente precisam ser resumidas. Essa talvez seja a principal arte de quem faz telejornalismo. Aprender a condensar o máximo de informação num menor espaço de tempo possível. É o que gosto de chamar de “A Arte de Cortar Palavras Desnecessárias”.
Aprendi também que ninguém consegue fazer telejornalismo sozinho. Fiz grandes amigos, que me ensinaram a ser melhor e descobrir o meu lugar nessa profissão tão importante, quando feita com amor, de forma honesta, correta e em favor da verdade e da esperança.
Já são quase duas décadas de estrada. E a partir dos próximos posts começo a contar o caminho das pedras que trilhei. Aguardo vcs!
Até lá e Deus abençoe!
Wallace Andrade
Comunidade Canção Nova
jornalistasp@cancaonova.com