Foto: Wallace Andrade

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” Mt. 7, 13-14.  Por todos os lugares que somos conduzidos, ou nos decidimos a seguir, sempre teremos duas escolhas. Aquelas que nos trazem mais prazer e facilidade, são também aquelas que podem nos revelar o quanto caminhamos para o comodismo, que pode nos conduzir ao desânimo e fatalmente a preguiça. E se você anda desavisado, preguiça é uma das ferramentas mais afiadas do inimigo do Senhor. Me lembro uma tarde de sexta-feira, na estação do metrô de São Paulo, com mochila nas costas e mala grande, daquelas com rodinhas. O destino era o terminal rodoviário interestadual, onde pegaria um ônibus com destino à minha amada cidade natal. Eu e minha esposa perdemos pelo menos uns quatro embarques porque nos faltava a coragem de encarar aquele caminho estreito e superlotado de pessoas com propósitos variados. Lá pela quinta vez, decidi ser “violento” para vencer aquela situação. E foi me apertando e levando todo o tipo de empurrão e cotoveladas, abraçado a minha esposa e atrelado a uma imensa mala, que venci aquela situação embaraçosa. Em situações assim posso comprovar que atravessar os caminhos impostos pela vida, será sempre um grande e complicado desafio, onde a decisão acertada nem sempre é a da comodidade, conforto e tranquilidade. Tem situações e dias em que só apelando para a violência de sentimentos e decisões, serei capaz de prosseguir o meu propósito de ganhar a salvação eterna. É muito mais fácil decidir pelo caminho apertado e estreito, quando só tenho ele como opção. Quando me encho daquela certeza de que não tenho como voltar e a única alternativa é atravessar o aperto, na certeza de que depois dele terá algo melhor e repleto de calmaria e descanso. Difícil é ter sempre uma vida farta e caminho largo! Vamos avançando na certeza de que tudo, sempre, vai ser assim. Mas na prática não é bem assim e quando vem a crise, a carestia, o descontrole, muitos se sentem sem chão. Outros perdem o equilíbrio e a paz, baseados nas coisas que passam. As tribulações, apertos financeiros, doenças graves, cansaço e desânimo, sempre estarão na pauta da vida. São os caminhos estreitos que todos precisamos atravessar. O que não está na pauta é a forma como devo atravessar essas situações, porque é decisão pessoal, onde cada um escolhe a forma e o jeito, se aceita ou não aceita o caminho estreito. E acima de tudo, se acredita ou não que nenhuma tribulação, nenhum aperto financeiro, nenhuma doença grave, nenhum cansaço ou desânimo, pode ser maior que Deus.

Deus abençoe!

Wallace Andrade
Comunidade Canção Nova
wallace.andrade@cancaonova.com

 

 

Quem te ensinou a amar? Ainda lembra? Ou a vida tão badalada e corrida já te afastou de vez de sua história original? Pode ser que hoje você conviva com 100% de pessoas que não passaram nem perto de sua história original. Pode ser que até mesmo as flores de hoje são outras e o perfume dessa vida “animada” disfarce e até mesmo esconda os verdadeiros sentidos e sentimentos que forjaram um coração de criança num lugar menos agitado e sem as “loucuras” de cada dia nesses tempos modernos.  A pergunta que norteia corações acelerados com as modernidades de hoje é uma só: “o que está fazendo com sua vida e com a vida daqueles que realmente te amam?” Não tenha dúvidas de que existe um tempo pra cada coisa, existe um trabalho pra cada tempo e existe uma canção para cada violão!   Afinal a vida é cercada de mistérios e de lindas e grandes diferenças. As flores que marcaram o início de sua história se desintegraram, murcharam por completo, desapareceram para sempre. Mas, e o perfume que elas exalaram naquele dia tão cheio de luz e sorrisos? Ainda é doce e suave? Ainda te remete ao primeiro amor que nunca será esquecido ou apagado de suas entranhas? Dizem por aí que os “velhos” vinhos são os melhores da adega. Mas o “velho” amor, com “v” de verdadeiro, é repleto de rabugice e sem a cor da pureza que o fez brilhar? És capaz de valorizar cada fragmento desse mosaico que ajuda a montar com o outro? Quem sabe não é a hora de trocar grandes projetos e grandes desafios por uma única meta! Ser simplesmente aquilo que quis ser a vida toda, como filho ou filha, como esposo ou esposa, como amigo ou amiga, como irmãos!!! Talvez lhe falte coragem pra renunciar aos títulos e rótulos que seu esforço alcançou ao longo de tanta luta. Você pode até estar pensando assim: “Só eu sei o quanto ralei pra conseguir tudo isso!” Mas é bom que se diga que a maior conquista que se pode alcançar nessa luta nossa de cada dia é impossível de apalpar. Coisas do tipo: sorriso sincero, verdadeira alegria, saudade vencida, presença real, emoção com ou sem lágrimas. E depois de descobrir tudo isso, terá a certeza de que a cada dia esse perfume continua a ser exalado, doce e suave como sempre, porque seu fraco é inquebrável e sua fragrância é inconfundível, pelo simples fato de que não mais passará!

DEUS ABENÇOE!

Wallace Andrade
Comunidade Canção Nova
wallace.andrade@cancaonova.com
@WallaceAndrade9

 

QUANTO AMOR!

Estou aqui… pensando em ti..
Meu Senhor..quanto amor tens por mim…
Mesmo sendo um pecador… não desistes de mim..meu salvador..
Nas noites escuras vem me iluminar…
Nos tropeços da estrada.. vem me levantar..
Pois o amor que tens por mim meu Senhor, é capaz de livrar-me do mal que há em mim..
Nas dores da angústia vem me consolar..
Nos caminhos de pedras, ensina-me a andar..
Pois o amor que tens por mim é maior que todo mal que há em meu coração..

 

 

Deus abençoe!

Wallace Andrade
Comunidade Canção Nova
@WallaceAndrade9

Minha vida sempre teve sentido ao teu lado pai…
Entendi desde pequeno que você era meu norte…
Unido a ti e ao Nosso Senhor segui seus passos…

Foto: arquivo pessoal de Wallace Andrade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Queria muito ter tido mais tempo pra viver ao teu lado…
Uma festa que não terminou e a certeza de que algo acabou..
Era sua partida anunciada nos corredores da casa…
Revejo minha história de tempos em tempos…
Impossível colar todas as peças desse quebra-cabeças…
Doeu muito saber que seu pedaço de mim não estaria mais aqui…
Olho sempre sua linda história de apenas quatro décadas…

Foto: arquivo pessoal de Wallace Andrade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poxa Deus, por que foi preciso ser assim???
Aturei os que queriam ocupar o lugar do meu pai…
Planejei ser sapateiro como ele, mas quem iria me ensinar??…
Aprendi com ele que um dia estaremos todos Contigo no céu!
Inventei um jeito de seguir aqui com Vocês aí!

Achei um tesouro escondido dentro do meu coração!
Desde que o encontrei, comecei a fazer o mesmo que fez por mim!!
Olho pro meu filho e vejo nele o próximo capítulo de nossa história!
Lembro do caminhãozinho de madeira que fazia e faço o mesmo pra ele.
Pai, um dia você foi um filho dedicado, que virou meu papai!
Hoje você é o avô de meu menino que também me chama de papai!!
Olhar pro alto me dá a certeza de que Deus me ama como um dia você me amou Pai!

FELIZ DIA DOS PAIS A TODOS!

Deus Abençoe!

Wallace Andrade
Comunidade Canção Nova

Existem momentos em nossa vida, que nos falta fôlego e, como um atleta no auge de sua exaustão, até chegamos a pensar que não vamos conseguir cumprir a prova. Somos invadidos pelo desânimo e estamos a um passo de parar nas nossas fraquezas. Só que “…o atleta, na luta esportiva, só recebe a coroa, se lutar segundo as regras…” (2Tm2,5).   Se me falta fôlego é porque não tenho treinado como deveria. Se me falta ânimo é porque tenho emprestado meu ouvido a palavras que não produzem esperança e fé. Então começa a gritar dentro de nós a falsa certeza de que “não vai dar”… “não vou aguentar”… “tenho que parar”… e se realmente nos entregamos a este veneno, pararemos e estaremos sujeitos a vaias e deboches. Mas o percurso dessa prova é bem longo amigos e sempre temos tempo suficiente para recobrarmos nossas forças, sintonizar a respiração com as batidas do coração, usar a brisa leve e suave para regular a temperatura corporal. Em pouco tempo o desânimo desaparecerá e a gana de seguir na prova da vida, será retomada. Só precisamos usar a sabedoria que o Senhor nos deu.  “Esforça-te por te apresentares a Deus como homem provado, como operário que não tem de que se envergonhar…”,(2Tm2,15).  Um atleta de Cristo precisa treinar sempre para a maratona da vida. Começa o dia correndo para a Eucaristia, se alimenta regularmente da Sagrada Escritura, fortalece a musculatura das pernas, dobrando os joelhos em Adoração ao Santíssimo Sacramento, troca os anabolizantes pelas bolinhas do Santo Terço e tem a coragem de reconhecer os erros que comete, se arrepende e se reconcilia com o Senhor, através do seu grande treinador, o Sacerdote.  As provas desta vida acontecem todos os dias e aumentando nosso condicionamento espiritual, estaremos sempre prontos para cumpri-las até o final. Isto é o mais importante… cumprir… seguir… e completá-las. Sabe por que? Na prova de nossas vidas, já tem um vencedor que se chama JESUS CRISTO!.

Deus abençoe!

Wallace Andrade
Comunidade Canção Nova