Cortar palavras desnecessárias num texto telejornalístico é um dos princípios básicos. É uma forma de tornar a reportagem mais atraente e casada com as imagens. Afinal o texto telejornalístico difere do jornalístico justamente por causa das imagens. Existe um velho chavão popular que diz que uma imagem fala mais que mil palavras. Mas se a imagem não tiver aquele pequeno toque textual não fuciona bem num telejornal.
Vamos ver alguns exemplos básicos de como cortar palavras desnecessárias. O texto abaixo foi escrito por um site de notícias.
” Em uma parceria inédita, o Ministério da Saúde e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançaram nesta quinta-feira (22) uma campanha que pretende envolver os quadros do ministério e as pastorais da Igreja Católica para difundir a importância da realização dos testes de HIV na população geral e de sífilis entre gestantes”.
Para um texto telejornalístico precisamos ser mais diretos.
“Parceria inédita! Ministério da Saúde e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil juntos em campanha para incentivar a realização de testes de HIV e sífilis, inclusive em gestantes”.
É isso !
Agente continua no próximo post do “Como fazer telejornalismo”.
Deus abençoe!
Wallace Andrade
Comunidade Canção Nova
jornalistasp@cancaonova.com