FISCAIS DA NATUREZA

Lembro de quando era adolescente e junto com um pequeno grupo de amigos, ainda estava sem ocupação. Apesar de sermos do bem, éramos vistos mesmo como um bando de desocupados. Alguns faziam piadas com o grupo nos chamando de fiscais da natureza.

Uma tremenda discriminação com esses profissionais que são de grande importância para o nosso meio ambiente. No início de 2.000 descobri que eu era mesmo um fiscal da natureza, quando ouvi falar pela primeira vez na profissão de ornitólogo. E então soube que havia também o ornitólogo amador, que é onde me enquadro.

A ornitologia é o ramo da ciência biológica dedicada ao estudo das aves. O estudioso de ornitologia é conhecido como ornitólogo, podendo ser mero estudante por conta própria e sem formação científica sendo assim conhecido como ornitólogo amador. Já a pessoa que estuda ornitologia e tem formação científica (faculdade) é conhecido como ornitólogo profissional.

Há ainda o observador de aves (birdwatcher) que é aquele que faz da observação das aves o seu hobby utilizando conhecimentos da ornitologia.


Um dos principais objetivos e estudos desse profissional é auxiliar no desenvolvimento de programas florestais. Lembro que uma grande empresa do Espírito Santo contratou um ornitólogo para estudar as espécies comuns da região. Só com o estudo na mão a empresa iniciou o trabalho de reflorestamento de uma área degradada por um incêndio.  Com isso o provável desequilíbrio ambiental que ocorreria, foi contido e em poucos anos as aves começaram a voltar para o local de origem.

Quando o trabalho ou projeto envolve instituições ou tem caráter oficial o Programa recebe auxílio de biólogos especializados em ornitologia.

Nos próximos posts do “ORNITOLOGIA” vamos começar a falar de algumas espécies que são provas vivas do carinho que o Senhor tem por nós. Vamos começar pelo “João Graveteiro”, um passarinho que é um verdadeiro carpinteiro das matas.

Até lá!

Deus abençoe!

Wallace Andrade
Comunidade Canção Nova

jornalistasp@cancaonova.com


Jornalista, missionário da Comunidade Canção Nova, escritor, casado com Valeria Martins Andrade e pai de Davi Andrade, natural de Campos dos Goytacazes-RJ.