CANÁRIO DA TERRA

Esta é uma imagem que retrata muito bem o carinho e preocupação de mãe. Me lembro do canário da terra quando, ainda criança, meu pai tinha alguns num grande viveiro construido no quintal de casa. Lá se vão mais de 30 anos. Foi um tempo importante, onde pude conhecer essa espécie da fauna silvestre cheia de curiosidades. O canário da terra faz ninho, na natureza, em cavidades, chegando a utilizar frequentemente, ninhos abandonados de joão de barro, assim como crânios de gado dispostos para tal em estacas. Há referências a ninhos colocados no telhado das casas. São muito agressivos na defesa dos ovos e filhotes, chegando a atacar aves maiores que deles se aproximem. Esta espécie pode ser encontrada em vários países da América do Sul. Colômbia, Equador, Venezuela, Peru, Argentina e claro, Brasil. Aqui em terras tupiniquins, está presente em quase todas as regiões. Os filhotes são da cor cinzenta ou parda , independente do sexo. Quando adultos, os machos têm cor predominante amarela, principalmente na cabeça com tons avermelhados, e as fêmeas tomam um tom pardo ou amarelo misto com estrias escuras. Os machos podem brigar entre si por fêmeas. Elas, vejam só, normalmente atiçam o confronto até à fuga de um dos pretendentes. Tanto os machos quanto as fêmeas cantam, sendo que elas alcançam menor diapasão.

Por ser um pássaro nativo do Brasil, é necessária uma licença  do IBAMA para a criação em cativeiro. Mas com certeza adimirá-lo em seu habitat natural é muito mais prazeroso.

Deus abençoe!

Wallace Andrade
Comunidade Canção Nova

jornalistasp@cancaonova.com


Jornalista, missionário da Comunidade Canção Nova, escritor, casado com Valeria Martins Andrade e pai de Davi Andrade, natural de Campos dos Goytacazes-RJ.