POETA DE ÍNDIOS

Hoje vamos citar algumas coisas que o Pe José de Anchieta fez para trazer vida aos outros, principalmente aos índios. Ele construíu vilas por todo o litoral do Brasil para proteger e ensinar os povos indígenas. Fundou colégios, hospitais, construíu igrejas e, sobretudo, formou comunidades como um novo Apóstolo São Paulo. Escreveu muitas coisas: a Poesia da Virgem, a Poesia sobre as obras de Mem de Sá, os Poemas sobre a Eucaristia, os Poemas sobre seus irmãos jesuítas que deram a vida por Cristo, as informações sobre os animais, as plantas, o clima e a terra do Brasil, e as obras de teatro que Achieta fez para catequizar índios e brancos, de modo agradável e com muito bons resultados. Foi o primeiro professor de São Paulo. Escrevia ele mesmo, até tarde da noite, as lições para cada um. Dormia muito pouco, comia pouquíssimo e servia de médico e enfermeiro com muita habilidade. Cozinhava, plantava, abria estradas como a de São Vicente ao Planaldo de Piratininga.  Cuidava dos feridos na guerra, ministrava os sacrametos, pregava contra as injustiças, mesmo como superior sobrecarregado que era, sempre encontrava tempo para tudo, especialmente para os aflitos e doentes e , é claro, para os seus queridos índios.  O amor profundo desde a infância por Nossa Senhora, a quem se consagrou de corpo e alma e a quem dedicou o melhor de seu coração de poeta, nas praias de Ubatuba-SP, quando ficou refém dos tamoios. Anchieta escreveu quase 6.000 versos em latim na areia, decorando cada um, tal seu amor a Maria!  Neste post de hoje,  continuei me baseado ainda no Devocionário ao Beato Pe José de Anchieta, publicado pela Associação Pró-Canonização de Anchieta, site: www.canan.org.br .

É uma linda história de busca pelas coisas do alto. História que faz parte de nossa história.  Um poeta de índios que nos convida a sermos poetas dos novos tempos.

“Visto que ressuscitastes com Cristo, procurai o que está no alto, lá onde se encontra Cristo sentado à direita de Deus, é no alto que está a vossa meta, não na terra. De fato, vós estais mortos e vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então vós também aparecereis com ele em plena glória”.  (Col 3, 1-4.16)

Deus abençoe!

Wallace Andrade
Comunidade Canção Nova

jornalistasp@cancaonova.com


Jornalista, missionário da Comunidade Canção Nova, escritor, casado com Valeria Martins Andrade e pai de Davi Andrade, natural de Campos dos Goytacazes-RJ.