SEJAIS CORAJOSOS

Amigos, se me tivésseis escutado e não tivésseis saído de Creta, teríamos evitado este perigo e prejuízos. Apesar disso, aconselho que sejais corajosos, porque ninguém de vós vai morrer.” (At 27, 21-22)

O nosso projeto de vida é muito dinâmico, graças a Deus. Ele nos projeta continuamente para o objetivo pelo qual nos criou e nos reuniu nesta vida. Mas nós somos cheios de vontade própria e usamos nosso ser corajoso principalmente para realizarmos nossos desejos. Ele nos aponta continuamente a direção. E volta e meia, usamos nossa coragem humana para sair dessa rota divina.

Deus nos projeta para um contínuo adaptar-se para que o objetivo principal não se perca. Para que as novas situações encontradas na desobediência a Ele, não nos deixe eternamente fora da direção correta.

A ordem de Deus no versículo 22 do capítulo 27 dos Atos dos Apóstolos é clara: “..sejais corajosos…” O mundo e suas seduções atraem muitos ao erro. As escolhas erradas só nos afastam de Deus. Mas os que permanecem Nele precisam clamar os dons do Espírito Santo, porque precisamos do dom da coragem e de todos os outros que nos movimentam ao acerto de nossos passos.

A promessa de Deus no mesmo versículo é revigorante: “…ninguém de vós vai morrer…” Não é novidade pra ninguém que tem um mínimo de caminhada com Jesus, que “o preço do pecado é a morte.” Quando lemos na sagrada escritura que “ninguém ..vai morrer”, significa que se estivermos em Cristo, alcançaremos a vida eterna.

Então reflita comigo! Se temos coragem pra fumar, usar drogas, álcool, ter uma vida sexual totalmente libertina e desregrada e até mesmo seguir ceitas que pregam culturas contrárias ao amor de Deus, por que não ter coragem de experimentar uma mudança de conceitos e viver o que chamam por aí de religiosidade exagerada.

Tem que ter coragem sim pra dizer que ama Jesus todo dia. Tem que ter coragem sim para dizer que acredita que Jesus está num pequeno pedaço de pão consagrado eucaristicamente na santa missa. Tem que ter coragem sim pra se ajoelhar diante de um ostensório e adorá-Lo todo dia.

Tem que ter coragem sim pra dizer não ao sexo fora do casamento, ao cuidado com o corpo e alma como templos do Espírito Santo. Tem que ter coragem sim pra dizer não ao pecado todo dia e se a queda for inevitável, que ela seja de joelhos para facilitar o soerguimento e a corrida até o confessionário para se reconciliar com Nosso Senhor.

Tenha coragem e terás fé, serás capaz de perdoar sempre, serás capaz de amar sem medidas, serás capaz de aceitar as provas com lágrimas, na certeza de que elas vão escorrer e secar como a chuva na terra e que o Sol, que atravessa o nevoeiro da manhã difícil de inverno, nunca vai deixar de brilhar em você. Acredite sempre e vencerás!

Deus abençoe!

Wallace Manhães de Andrade
Comunidade Canção Nova


Jornalista, missionário da Comunidade Canção Nova, escritor, casado com Valeria Martins Andrade e pai de Davi Andrade, natural de Campos dos Goytacazes-RJ.