Direitos x Deveres

1º Amar a Deus sobre todas as coisas
2º Não tomar o seu Santo Nome em vão
3º Guardar domingos e festas de guarda
4º Honrar pai e mãe
5º Não matar
6º Não pecar contra a castidade
7º Não roubar
8º Não levantar falso testemunho
9º Não desejar a mulher do próximo
10º Não cobiçar as coisas alheias

Esses 10 itens acima são os 10 mandamentos da Lei de Deus que somos chamados a viver. Reparem que não são direitos nossos, mas deveres que devemos cumprir. Os 10 mandamentos foram colocadas em 2 tábuas, uma contendo os 4 primeiros mandamentos, que são os mandamentos do amor a Deus. E a 2ª tábua continha os mandamentos do amor ao próximo.

Os mandamentos são nossos deveres, como cristãos. Mais do que direitos, Deus nos mostra que, através dos nossos deveres, cada um fazendo o que lhe cabe, o mundo viveria melhor. Com isso corrobora a encíclica CARITAS IN VERITATE, quando diz: “A partilha dos deveres recíprocos mobiliza muito mais do que a mera reivindicação de direitos“.

Deus nos concede deveres mostrando que a construção do mundo novo só dependeria de nós, cada um fazendo sua parte. Ao passo que, quando buscamos os nossos direitos, pedimos esses direitos de alguém… dependemos de outro ou outros para que se concretizem. Causa-nos dependência.

Como nos diz Bento XVI nessa encíclica, que possamos partilhar os deveres recíprocamente, cada um partilhe o seu dever, mais do que faça reivindicações de direitos, do que você quer para você. Isso sim, o levará mais a sair de si mesmo em prol do outro e concretizar o que Deus pede a cada um de nós.

Cada um buscando fazer o seu dever, juntos seremos mais fortes nessa construção do Mundo Novo. Não podemos isoladamente buscarmos os nossos direitos. Ao contrário, para melhorarmos o mundo, devemos individualmente buscar quais deveres que Deus tem para nós. Nesse caso são os mandamentos. O resto virá como consequência.

Junior Alves, missionário da Comunidade Canção Nova
Missão Rio de Janeiro