Ensine para aprender

Li, num artigo, que uma pessoa retém 95% do que ensina para outros. Aplicando isso em nossa vida, em especial, na vivência de nossa espiritualidade cristã, significa dizer que quanto mais ensinar os outros, seja ensinar vivendo, seja ensinar falando, mais reterei a informação ensinada.

Sabemos que quando buscamos ter uma forma de vida, influenciamos outras pessoas para o bem ou para o mal. No nosso caso, de sermos cristãos, se buscamos ter uma vida lutando pela santidade, aqueles que nos vêem também são atingidos pela nossa vivência. Uma prova clara disso foi São Francisco de Assis. Só o fato de São Francisco buscar viver a santidade atraía as pessoas, e atrai ainda hoje.Com sua vida, São Francisco ensinava como amar, e ensinando, aprendia mais a amar os outros e melhor. Aprendendo, podia viver com mais intensidade, e vivendo com mais intensidade, ensinava melhor com sua vida, e ensinando melhor, aprendia melhor e assim sucessivamente…

A santidade, que é a busca de todo cristão, quando buscada com afinco, vamos percebendo, com o tempo de caminhada, que nos aproximamos mais de Deus e atitudes que antes existiam em nós, vão sendo mudadas. Vamos percebendo que nos tornamos mais dóceis ao querer de Deus em nossas vidas.

Você só aprende a falar, falando, só aprende a correr, correndo e só aprende a ser santo, sendo santo, buscando ter atitudes de santidade. Quanto mais temos essas atitudes, percebemos pessoas ao nosso redor que, vendo nossas atitudes, aprendem e muitas vezes buscam em nós esses referenciais para aprenderem mais sobre santidade. Dessa forma, ensinando, aprendemos 95% desse ensinamento. E não é verdade que se você olhar para trás, quanta coisa você melhorou, você amadureceu, você se aproximou de Deus? Nossa! você pode dar vários testemunhos do quanto você já mudou em vista do homem/ da mulher que você era, pois está aprendendo com suas próprias atitudes.

É lógico que mais do que aprender conosco mesmo, Deus nos ensina bastante. Ele é e será sempre nosso eterno Mentor, Mestre. Mas sabemos que nossos ensinamentos também nos ensinam.

Em Filipenses 4,9 diz: “O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco”. Deus deseja que lutemos para praticar aquilo que aprendemos Dele mesmo, pois praticando estaremos ensinando os outros e aprendendo com as nossas próprias tentativas e erros. Deus é maravilhoso!

Vamos continuar a ensinar uns aos outros? Pois quero aprender com você.

Junior Alves, missionário da Comunidade Canção Nova
Missão Rio de Janeiro