Caverna

Quem de nós não tem medo de entrar numa caverna? Principalmente quando ela é bem escura. Mas, por que será que temos medo? Temos medo porque não sabemos o que encontraremos lá dentro. Não sabemos quais animais podemos encontrar lá, se conseguiremos sair depois de entrar,  além da própria escuridão nos causar, no mínimo, uma angústia, e não necessariamente medo. Sabemos que existem animais que vivem na escuridão e isso nos causa medo. Se esses animais não são incomodados por ninguém, continuam lá, sem causar grandes transtornos. Mas também deixamos de conhecer a beleza do interior da caverna por medo deles e de outros que desconhecemos.

Mas, se entrarmos com luz? Se iluminarem o caminho por onde passarmos, continuaremos com medo? Se formos acompanhados continuaremos com medo? Talvez, sim, mas isso nos dará uma certa segurança e facilitará nossa decisão por entrar.

Bem, assim também nos causa medo nos conhecer, entrar na caverna do nosso interior, porque não sabemos o que realmente encontraremos. Temos medo de irmos fundo dentro em nós pois tememos encontrar ou não qualidades/defeitos que não desejamos ou de encontrar respostas a perguntas que, para nós, era melhor continuar com o ponto de interrogação. Quantas pessoas vivem na superficialidade, na busca por ser, ter e poder, no intuito de preencherem vazios, mas acabam esvaziando-se mais. Lembrem-se que as tentações do ter, ser e poder também recaíram sobre Jesus no deserto, mas Ele soube se desvencilhar através da Palavra.

Temos medo do que encontraremos na caverna, mas, não podemos esquecer que saímos dela, dessa caverna. Tudo o que somos veio dela e, conhecendo-a por dentro, muitas respostas serão respondidas e saberemos lidar melhor conosco mesmo e, como consequência, com os outros.

Jesus é esse que deseja entrar conosco, iluminar o interior da caverna para mostrar a beleza que há dentro dela. Retirar todos os animais que estavam no interior, acomodados com a escuridão que havia lá dentro. Com a luz, esses animais sairão. Perceberemos que algumas limpezas se farão necessárias, mas, que bom que conseguiremos fazê-las.

Quantas vezes vemos pela televisão cavernas lindas que pensamos em visitá-las um dia. E a sua caverna, você conhece?

 

Tamujunto!!!!!

 

Junior Alves, missionário da Comunidade Canção Nova
Missão Rio de Janeiro