Neste final de semana aconteceu o Encontro de casais na nossa Casa de Missão Canção Nova Lavrinhas. Os casais chegaram na sexta feira, dia 24.04, desde às 17h. A casa foi toda preparada para recebê-los, desde a decoração, para que todo o clima da casa contribuísse para esse momento de intimidade com Deus e um com o outro. O encontro teve como tema central: “Matrimônio, desafio de amor” e contou com a presença do Padre Fabricio Andrade, professor Felipe Aquino, Pe. Fernando Santamaria, Juliana de Paula e Alexandre, Ricardo Ida e Luciane, Tiba e Déia, Eliana Ribeiro e Fábio Roniel.
O Encontro começou com a Missa de Abertura, presidida por Pe. Fabrício Andrade. Na homilia, ele destacou que o que adoece um casamento é:
– quando se para de ouvir um ao outro;
– quando se para de olhar um ao outro;
– quando falta confiança um no outro.
Depois levou-os a rezar com a Oração de São Francisco. Pedindo apaz nas famílias, que saibamos mais consolar do que ser consolados, compreender do que ser compreendidos.
No sábado pela manhã, iniciou-se com Adoração ao Santíssimo. Pe. Fernando Santamaria conduziu esse momento, pedindo a cura e reconciliação dos casais.
Logo após, o professor Felipe Aquino fez uma reflexão com o tema: “Matrimônio no plano de Deus”, em que explicou como desde o Gênesis e até os dias de hoje, Deus tem manifestado o quão é importante o matrimônio. Na criação, Deus já pensou no casamento “Sereis uma só carne” (Gen 2,24), essa é a chave do casamente: a unidade! No Novo Testamento, o casamento é comparado ao amor de Cristo pela Igreja, tamanha é sua importância no plano de Deus.
A próxima pregação foi conduzida também pelo professor Felipe Aquino, com o tema: “Harmonia conjugal no casamento”, ele apresentou várias dicas para conseguir essa harmonia conjugal, entre elas:
– Nunca irritar-se os dois ao mesmo tempo,quando um estiver irritado, o outro deve manter a calma;
– Nunca gritem um com outro;
– Não discutir, mas dialogar;
– Se for inevitável chamar a atenção do outro faça com amor.
– Não pode haver displicência com o cônjuge;
– Pelo menos uma vez ao dia diga uma palavra carinhosa ao outro, ou faça algo de bom para o outro;
– Nunca durmam brigados, quando um não quer, dois não brigam.
E vivendo isso, o casal terá uma harmonia conjugal que os levará a uma harmonia sexual. A harmonia conjugal é atingida quando o casal, na vivência do amor, “supera-se a si mesmo” e harmoniza as suas qualidades numa união sólida e profunda. Quando isto ocorre, cada um passa a ser enriquecido pelas qualidades do outro.
No sábado à tarde, iniciamos com o Terço da Misericórdia e em seguida, pregação com Ricardo Ida e Luciane,membros da Comunidade Canção Nova. O tema da pregação foi “Matrimônio, desafio de amor e escola de santificação”. Ricardo pregou a partir da passagem de Efésios 4: “Por isso, renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros. Mesmo em cólera, não pequeis. Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento. Não deis lugar ao demônio”. O matrimônio é esse lugar da verdade, de se abrir com o outro, para que o demônio não use as brechas que damos para corromper o casamento.
À noite, aconteceu a Santa Missa de Renovação dos Votos no Encontro de Casais. Pe. Fabricio Andrade, nahomilia, falou sobre saber rebaixar-se diante de Deus, para conseguir rebaixar-se diante do(a) esposo(a). Abordou também as 3 palavras que fazem o casamento durar, segundo o Papa Francisco:
• Posso? – É preciso ter cortesia, pois ela é a irmã da caridade, ela que apaga o ódio e mantém o amor.
• Obrigado! – Quem não fala obrigado, vive obrigando o outro. É preciso dizer obrigado não somente a estranhos, mas aos mais íntimos.
• Me perdoe! – É preciso aprender a reconhecer nossos erros e a pedir perdão.
Depois, houve um momento de lava pés, em que os casais lavavam-se os pés. Momento de muita emoção, cura e perdão.
Após a Santa Missa, tivemos uma noite romântica com a presença de Eliana Ribeiro e Fábio Roniel, membros da Comunidade Canção Nova. Show acústico, declarações, dança, jantar, tudo preparado para proporcionar essa união dos casais, esse momento de fortalecimento dos laços de cumplicidade, entrega e compreensão na vida a dois.
Na manhã do domingo, iniciamos o Encontro de Casais com uma pregação do casal Déia e Tiba, membros da Comunidade Canção Nova, casados há 5 anos. Eles falaram da importância de colocar a família como prioridade! Devemos ir contra a correnteza do mundo atual quer acabar com o conceito de família, que quer corromper o sentido da família. Devemos ser uma família segundo o coração de Deus.
Terminamos nosso Encontro de Casais com a Santa Missa de encerramento, presidida por Pe. Fabricio Andrade. Na homilia, ele chamou atenção dos casais para que percebessem em seu relacionamento conjugal, se os problemas de hoje não são “filhos” dos problemas de quando solteiros, de quando moravam na casa de seus pais. Muitas vezes os problemas de hoje são consequência de problemas antigos, que não foram bem resolvidos. É preciso pedir a Deus que cure o nosso coração, pois só assim não repetiremos os mesmos erros, não procurando no outro suprir a necessidade que me faltou no passado.
Você esteve no Encontro de Casais? Envie seu testemunho para nós: lavrinhas@cancaonova.com
Deus os abençoe!