Evangelli Nuntiandi e a missão da Canção Nova

A missão da Canção Nova é evangelizar; comunicar a Boa Nova de Jesus Cristo e a vida nova que Ele veio nos trazer! Está no Estatuto da Comunidade, reconhecido e aprovado pelo Vaticano: nascemos da evangelização e viveremos para este único fim.

O anúncio do Evangelho sempre esteve e estará nas raízes de nossa finalidade. Diz de nós, como Igreja, mas também do chamado específico que Deus nos fez: somos, como nos ensina Padre Jonas Abib, criados para evangelizar; quando Deus planejou a Canção Nova, O fez com este objetivo: anunciar Jesus e preparar um povo bem disposto, homens e mulheres novas, para a vinda gloriosa de nosso Senhor.

jb

Aqui em Lavrinhas, vivemos nesses últimos dias, uma rica experiência de mergulhar na história da Comunidade e ver o quanto o anúncio do Evangelho está ligado a nós. A via foi a própria história do padre Jonas, a partir do encontro com Dom Afonso de Miranda e com uma exortação apostólica que transformaria a vida da Igreja e apontava os fundamentos do que hoje é a Canção Nova.

Nascia uma Canção Nova

Padre Jonas no conta: “Vários fatos prepararam o nascimento da Comunidade Canção Nova, mas defino como o momento do nascimento o dia em que Dom Antônio, bispo de Lorena, na época, chamou-me ao seu escritório. Ele estava com o livro Evangelli Nuntiandi e começou a falar sobre esse documento, publicado pelo Papa Paulo VI em 8 de dezembro de 1975”.

Naquele encontro, Dom Antônio Afonso leu um dos artigos para o padre sobre a evangelização no mundo moderno e pediu que ele começasse o trabalho com os jovens. Em 1976, surgiram os catecumenatos; 2 anos depois, iniciava-se a Canção Nova. “Nascemos de um documento sobre evangelização e de uma experiência concreta de evangelização. O que fazíamos com aquele catecumenato era uma forte evangelização. Nascemos para isso (…) Nascemos para a evangelização e existimos para a evangelização”, relembra o padre.

>>>> Conheça a Exortação Evangelli Nuntiandi

De lá para cá, Deus tem realizado maravilhas a partir do sim do padre. Nasceram o Núcleo da Comunidade, o Segundo Elo, as frentes de missão no Brasil e fora do país; surgiram os meios de comunicação, em suas várias modalidades (TV, rádio, internet …) E só Ele sabe o quanto mais nos será confiado! Tudo em vista do objetivo único: a missão; evangelizar!

domantonio_entrevista

Dom Antônio Afonso de Miranda fala sobre a Canção Nova

Confira na íntegra entrevista com D. Antônio Afonso

 

Mergulhe no desafio da Evangelização!

“verifica-se que as condições do mundo atual tornam cada vez mais urgente o ensino catequético, sob a forma de um catecumenato, para numerosos jovens e adultos que, tocados pela graça, descobrem pouco a pouco o rosto de Cristo e experimentam a necessidade de a ele se entregar.” (EN. art. 44)

Foi com este artigo da Evangelli Nuntiandi que o padre Jonas se sentiu impulsionado a evangelizar. Ele sabia que havia muitos que precisavam descobrir o rosto de Cristo, mas que era preciso alguns O revelar.

Como cristão, você também é chamado a ingressar nessa mesma aventura: anunciar Jesus no mundo moderno – na sua casa, no seu trabalho, na sua paróquia, onde quer que você esteja. É um desafio que vale a pena, porque sabemos quem nos fez este chamado. O próprio Deus está conosco; basta que abramos o coração e tenhamos a coragem de levar Seu nome a todas as pessoas.

Vale a pena abraçar o chamado e se consumir pela evangelização! Não é tempo perdido, é vida doada pelo Reino, por Deus e pelos irmãos!

“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16,16). “Não sei qual foi a forma que Deus lhe deu para evangelizar , mas não fique com medo” (Padre Jonas Abib).

Conheça mais a história da Canção Nova

Comments

comments