Feliz Páscoa, Feliz Ressurreição!

“Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado a sua hora, hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. (Jo 13,1)

A Semana Santa, considerada também como a Semana Maior, antecipa-nos acontecimentos grandiosos e de considerável importância para nós, cristãos. É também o momento em que podemos observar as atitudes de Jesus e a partir destas, praticar o que nos aconselha a Sua Mãe, quando nas bodas de Caná, pede-nos para “fazermos tudo o que Ele nos disser”.

Jesus sabia tudo o que lhe aconteceria e por amor a cada um de nós, numa atitude de liberdade e confiança plena no Pai, amou-nos até o fim, tal como narra o Evangelho de João.

Viver a Semana Santa, gerou em meu coração o desejo de fazer tudo o que Jesus me disse para fazer, Sua Palavra que se traduziu em gestos concretos: de simplicidade, amor e compaixão. Tudo isso para enfatizar o “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. Em especial neste ano, em que estou vivendo o meu primeiro ano de entrega a Deus no pré-discipulado, dentro da comunidade.

Silêncio, penitências, propósitos quaresmais… pontos que me lançaram a viver a Semana Santa com intensidade, me ajudaram a dar sentido ao sentimento de saudade da família, dos amigos… e à expectativa ocasionada pelas perguntas: como será viver tudo isso dentro da comunidade? Como será passar a minha primeira Páscoa longe de casa? Pude experimentar na prática o “renunciar a mim mesmo, tomar a minha cruz e seguir…

Seguir Jesus por amor, eis a atitude maior. Jesus nos amou, e por amor Ele foi até o fim, morreu e ressuscitou para mostrar-nos que quem O seguir viverá como Ele.

Vivi a Semana Santa na expectativa da Ressurreição, caminhando com Jesus cada passo de sua Paixão, observando em mim tudo o que eu precisava crucificar, pois como nos diz São Paulo, “se morremos com Ele, também com Ele ressuscitaremos”. Fazer o que Ele me disse, hoje com a consciência de que eu preciso dar o primeiro passo em direção do “amai-vos uns aos outros”, estando sempre na posição ativa do que passiva, ou seja ter a atitude de amar sempre.

O amor jamais acabará” nos diz São Paulo e, foi nesta perspectiva que eu vivi a Semana Santa, para na Páscoa ressuscitar como Jesus, assumindo a cada dia a vida nova com Cristo.

Feliz Páscoa, Feliz Ressurreição!
Samira Andrade da Silva
Pré-Discípula – 2013

:: Curta a página da Canção Nova Lavrinhas no Facebook

Comments

comments