O que ficou da JMJ Rio 2013?!

Entre os dias 23 à 28 de julho aconteceu no RJ a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) com o tema: “Ide ao mundo e fazei discípulos”. Muito mais do que o encontro do Papa com a juventude, este evento é a revelação do próprio Cristo.

Em meio à diversidade cultural, as noites mal dormidas, a chuva fria e tantos outros desafios, prevaleceu o amor e a ousadia do Evangelho anunciado. Ele está no meio de nós! Jesus se fez presente no abraço, no sorriso e nas palavras do Santo Padre, na vibração e no desejo de cada jovem de anunciar a Palavra, e nas atitudes solidárias que nos fazem acreditar na construção de um mundo novo.

Já se passaram 15 dias desde a Jornada mas ela não terminou! Ela continuará a acontecer nas paróquias, nos grupos, pastorais e no coração de cada um de nós que a partir dela encontramos o Cristo. Porém, para isso, precisamos parar, olhar para dentro de nós e pensar: O que ficou em nós da JMJ?

Talvez, assim como nós pré-discípulos de Lavrinhas, você não pôde estar no Rio de Janeiro, mas isso não quer dizer que você não tenha participado da JMJ. É provável que de alguma forma ela chegou até você. Em Lavrinhas, a Jornada veio até nós! Acolhemos, dos dias 20 a 22 de julho, mais de 200 jovens espanhóis que vieram para o maior evento católico. Muito mais que a porta da nossa casa abrimos o nosso coração para recebê-los. Vivemos a experiência de anunciar o Evangelho sem palavras, no acolhimento, no abraço caloroso e no sorriso contagiante. A alegria e o espírito jovem reinflamou em nós o amor pela Igreja e o ardor pela missão. Com certeza, nestes dias, a JMJ aconteceu na nossa casa.

Os jovens se foram, porém o nosso coração não é mais o mesmo. Não estávamos no RJ, mas dentro de nós a Jornada também encontrou lugar. Ela ficou no crescente desejo de evangelizar, de não nos acomodarmos e vivermos por inteiro a nossa fé. Ela permaneceu na necessidade de abraçarmos a nossa cruz na certeza de que este é o único caminho seguro para alcançarmos o Céu.

E você, já parou para pensar o que ficou da JMJ? Ainda dá tempo!!

#tamujunto

Deus abençoe!

Marcela Martins – Pré-Discípula 2013

:: Curta a página da Canção Nova de Lavrinhas no Facebook ::

Comments

comments