Foram cinco dias de bênçãos, graças e alegria!
O carnaval na Canção Nova em Lavrinhas no ano de 2015 foi um tempo de graça para todos aqueles que participaram e trabalharam no evento. Abundantes graças foram derramadas e os retirantes testemunharam isso durante estes dias de encontro.
Com o tema: “para que a sua alegria seja completa” (João 16, 24), as pregações e momentos de oração e musicalidade formaram um ambiente propício a oração e encontro com Deus. O encontro contou com a presença do Padre Fabricio Andrade, professor Felipe Aquino, Padre Gevanildo Torres, Emanuel Stênio, Marelena Garcia, Padre Wagner Ferreira, diácono Nelsinho Corrêa, Dunga, Padre Roger Luis e Padre Valdinei, que partilharam a Palavra de Deus e nos conduziram a momento de oração.
Na homilia de abertura do encontro Padre Fabricio Andrade, membro da comunidade Canção Nova, falou que “escolhemos a melhor parte”, a de estar com Jesus Cristo durante estes dias em que muitos se perdem na busca pelo pecado e pelos prazeres da carne. O sacerdote nos lembrou que a verdadeira alegria vem de Jesus Cristo.
Os participantes chegaram animados e abertos ao que Deus faria durante o retiro. Sem dúvida, desde o inicio do encontro ao final, tudo foi conduzido pelo Espirito Santo de Deus, aos olhos da Virgem Maria. Deus agiu e as graças foram abundantes.
O segundo dia do retiro de carnaval da Canção Nova em Lavrinhas iniciou com uma manhã oracional e o professor Felipe Aquino nos conduz a uma reflexão junto à Palavra de Deus.Com o tema: “Para que a vossa alegria seja completa” (Jo 16, 24), o professor Felipe nos conduz ao encontro da verdadeira alegria, que é estar em Jesus e realizando a Sua vontade.
Na segunda parte da manhã o professor nos levou a uma reflexão sobre os “Prazeres da carne X prazeres da alma”. Meditando os desejos da carne e os desejos da alma, o professor Felipe nos convida a olhar para o nosso coração e encontrar o amor de Deus que está em nós
Também no segundo dia do retiro de carnaval com a pregação do Padre Gevanildo Torres.
O Padre Gevanildo, membro da comunidade Canção Nova, nos leva a refletir que “a alegria que almejamos é fruto de uma escolha (Eclo 30, 23-25).
Ao iniciar a meditação da Palavra o padre nos diz que “a santidade não é não pecar, mas aceitar a sua limitação e lutar para ser de Deus”. Usando a carta do Papa Francisco às pessoas consagradas, o Padre relata que a “a santidade é passar pela vida com alegria”.
O Padre também presidiu a Santa Missa.
Iniciamos o terceiro dia do retiro de carnaval com um momento de oração e o Emanuel Stênio, membro da Comunidade Canção Nova, partilha conosco a Palavra de Deus com o tema: “Encontramos a felicidade partilhando o tesouro que recebemos” (II Cor 9, 7).
Meditando a Palavra de Deus, a Boa Nova de Jesus Cristo à luz da exortação apostólica do Papa Francisco “a alegria do Evangelho”, somos conduzidos a buscar a verdadeira alegria que se dá pelo encontro pessoal com Jesus e a alegria da partilha.
A Marelena, membro da comunidade Canção Nova, trouxe para a meditação da tarde o testemunho de uma vida transformada pelo amor de Deus e nos ajudou a caminhar para descobrir que “o amor de Deus é a fonte de verdadeira alegria”.
Encontro pessoal com Jesus, perdão, amor de Deus, recomeço… “Deus se adianta a nós, nos olhou primeiro e nos amou; precisamos buscar água na fonte e essa fonte é Deus. O amor de Deus não vai secar, mas vai ficar esperando você chegar para buscar essa água viva”, assim nos falou a Marelena.
No terceiro dia do retiro de carnaval a Santa Missa foi presidida pelo Padre Wagner Ferreira, membro e formador geral da comunidade Canção Nova.
Em sua homilia, o Padre Wagner relatou que “Deus não faz distinção de pessoas, não se prende a status nem aos méritos das pessoas diante de uma sociedade que, muitas vezes, é preconceituosa e exclui as pessoas.” Diante disso, o Padre nos convidou a olhar para o nosso coração e ter o firme propósito de ter um coração como o de Jesus: que ama a pessoa independente de qualidades e méritos.
Na primeira parte da manhã do quarto dia do retiro de carnaval o diácono Nelsinho Corrêa, membro da comunidade Canção Nova, partilhou conosco que “a alegria jorra de um coração que confia no Pai” (Romanos 15, 13).
“A alegria vem de um lugar, ou melhor, vem de uma pessoa: nosso Senhor Jesus Cristo. O segredo do cristão é descobrir isso: experimentar a alegria que jorra do coração de Jesus Cristo.” O diácono nos fez refletir sobre as condições que buscamos a felicidade: “a verdadeira alegria passa por partilhar: partilhar a vida, os bens, o `ser gente`. “Saia do `seu mundo de problemas” e olhe para os que estão ao seu lado passando fome, frio, sede e veja o quanto você é feliz”, assim nos trouxe o diácono
“Seguir Jesus e não olhar para trás”(Marcos 10, 21), essa foi a mensagem que o Dunga, membro da comunidade Canção Nova, trouxe para a partilha da Palavra da manhã no retiro de carnaval. A pregação ainda contou com a presença do Elano, jogador profissional de futebol.
“O bom cristão é bom e dá bons exemplos. Passa a ser tido como referência aos outros”, assim nos trouxe o Dunga. Ainda falando da experiência com Deus, ele relatou que “Deus nos atrai à conversão”, trazendo para nós a necessidade da vida nova em Jesus Cristo e o seguimento do Senhor.
Na manhã do último dia do retiro de carnaval o Padre Roger Luis, membro da comunidade Canção Nova, conduz a meditação da Palavra de Deus com o tema: “Como superar as tentações”.
“Precisamos ser homens e mulheres firmes, decididos pelo Senhor. Não podemos negociar, não negocie com o pecado, seja firme e diga não. A melhor parte é sempre o Senhor”
A música ficou por conta do Samuel e da Juliana de Paula. Uma noite tropical, com músicas animadas, comida típicas e muita alegria tomou conta do sábado à noite ao som do Samuel. No domingo a musicalidade ficou por conta da Juliana de Paula, que conduziu a noite mariana, um momento de oração e espiritualidade.
Com um repertório animado e variado, o Samuel animou a noite do sábado no retiro de carnaval. Os retirantes contaram com bons momentos de diversão durante o show e testemunharam a alegria do momento.
No domingo a noite a música ficou por conta da Juliana de Paula e do Alexandre. Um show oracional que levou os participantes do retiro a um momento lindo de intimidade com Maria, que iniciou com uma procissão de velas.
Ao final do encontro os participantes testemunharam a alegria de participar do encontro, de poder estar no retiro e ter a certeza que escolheram a melhor parte. Enquanto muitos buscaram a alegria do carnaval fora de Deus, a verdadeira alegria foi encontrada por aqueles que se aproximaram de Deus, uma alegria que não acaba na quarta-feira de cinzas.
No ano de 2016 teremos outro encontro. Programe-se e participe!