Alegria: um sentimento intencional

“Há mais alegria fazer um amigo feliz, que buscar a autofelicidade! Da doação em fazer para o outro à consequência de sermos impactados por esta ação.” Rogério Viana
image

Victor Frankl entende que simplesmente o fato de que o homem é verdadeiramente tal, ou seja, vive plenamente a própria existência, somente à medida que é orientado para algo ou alguém que se encontra além de si mesmo e que representa um valor, um ideal, um projeto carregado de sentido.” (Eugenio Fizzotti, Psicologia e Maturidade na Vida Consagrada, p. 9)

Isso que é sublimação! Colocar-se de modo criativo em cada gesto em prol de ver e fazer um amigo feliz.

Qual a tentação? Achar que precisa fazer muita coisa, se às vezes o necessário é ser presente, mesmo longe. Como? Escreva um bilhetinho a próprio punho para manifestar pessoalidade, uma lembrancinha ou até mesmo, sabe aquele amigo que faz tempos que não fala com ele ou ela? Pois é! Faça a diferença no dia dela hoje e ligue. Isso vai ser impactante, para ti, para ela, ambos viverão a graça de serem tocados!

Ficar feliz realiza, e no caso de uma pessoa consagrada que vive a vida na castidade, isso faz e traz à outra pessoa um pouco mais de alegria. Em que sentido?

Ser e estar com um amigo sem possuir o outro é sem dúvida respeitar a liberdade que existe diante da amizade, e esta é uma das realidades mais lindas que podemos contemplar e que partilho contigo.

Sabe-se que “o objetivo da castidade é amar o maior número de pessoas possível e da maneira mais intensa possível” (James Martin, Sabedoria dos Jesuítas para (quase) tudo, p. 187)

Muito me alegro porque sei que na experiência e vivência sadia da minha castidade, assim como Geo que está por aqui, tenho certeza que somente assim, podemos ser uma benção para o outro e assim para os outros numa amizade aberta a cumprir o que meu amigo padre James disse acima.

Mas, e você que não é consagrado no sentido estrito?

Também pode viver esta dimensão de quanto mais sair de si para fazer aqueles ao seu redor mais felizes mais esta felicidade vai ser experimentada por ti. Seu coração agradecerá mais e mais, e entenderás que tudo precisa ser realizado com muita liberdade e discernimento a fim de que o outro não sinta compromisso de corresponder e só assim serás feliz naturalmente.

Que o Senhor abençoe seu dia.
E, não esquece…

Rogério Viana
Seminarista Canção Nova
about.me/rogvianacn

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.